sábado, 31 de março de 2012

Inauguração do Espaço Cultural da Petrobrás em Cubatão

Hoje, dia 31 de março foi inaugurado um belo auditório na nova sede administrativa da Petrobrás, estou tomando a liberdade de chamar de Espaço Cultural, como disse o Superintendente William "não é um espaço da Petrobrás, mas do Brasil e da cidade de Cubatão, a prefeita Marcia Rosa também elogiou essa nova conquista da cidade, mais uma prova que Cubatão esta mudando para melhor. Além disso o espaço foi inaugurado com uma bela apresentação de Alexandre Borges interpretando poemas de Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa, embalado por uma bela apresentação do pianista português Vasco.
Foi uma noite memorável, o Secretário de Cultura Welinton Borges já garantiu que o novo espaço vai ser bem utilizado pela cidade.

Um dos poemas que eu considero mais bonito, pelo seu significado foi interpretado por Alexandre Borges de forma brilhante - O Operário em Construção, esse texto é um dos mais bonitos e tem um significado maravilhoso, postei um vídeo onde o professor Eucanaã Ferraz interpreta o poema.

Parabéns Cubatão, Petrobrás, Prefeita Marcia Rosa e  a todos que acreditam numa cidade cada vez melhor.

Prefeita Marcia Rosa, Carlos Alberto da Comunicação Petrobrás e o Superintendente William na inauguração do espaço.


Alexandre Borges interpretando poemas de Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa.


Um dos poemas foi Poema Enjoadinho.

Poema enjoadinho
Filhos . . . Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete . . .
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los . . .
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

Eu, minha esposa Lylian e Alexandre Borges.
Secretario de Gestão Haroldo e Alexandre Borges.
Secretaria de Esportes Renee e Alexandre Borges.

Projeto Anima


A Professora da rede municipal de Cubatão Marina e seu marido estão realizando uma viagem por toda a América. Confira essa grande aventura e acompanhe no www.projetoanima.com - abaixo uma descrição do projeto que está disponível no site.

Para acompanhar a viagem acesse o blog http://www.projetoanima.me/ tem excelentes fotos e detalhes do dia a dia da aventura.
O projeto

Há muito tempo estávamos com a ideia de realizar um sabático, ou seja, uma interrupção nas nossas rotinas pessoais e profissionais na intenção de descansar e descobrir novas aptidões. Visando esse objetivo, algumas pessoas realizam retiros espirituais. Outras seguem por meses o caminho de Santiago de Compostela. Nós resolvemos percorrer as três Américas de carro no período de um ano.

Estamos muito ansiosos em conhecer todos esses lugares que estamos listando no nosso roteiro. Mas sabemos que numa viagem desse porte, além do roteiro, todo o planejamento que envolve saúde, equipamentos e documentação precisa estar adequado, para diminuir as chances de coisas erradas acontecerem.

Durante essa expedição, faremos de nosso carro um lar adaptado: teremos cama, geladeira e pia pois queremos ter autonomia em emergências e economia de tempo e dinheiro em hospedagem. Para tanto, estamos desmontando uma Hilux cabine simples e montando esse "home" praticamente do zero, com muito estudo e engenharia. Um projeto inovador e arrojado!

Aqui no nosso site você poderá acessar nossos preparativos para essa travessia dos sonhos. Com essa divulgação, pretendemos capacitar outras pessoas que tenham projetos de viagem, a seguirem adiante, buscando aqui informações relevantes para o sucesso de intento.
Mas as coisas não são tão fáceis assim. Pra viabilizar essa viagem, estamos buscando patrocínios, apoios e parcerias.
Também iremos registrar tudinho em relatos, fotos e vídeos para produzirmos material sobre essa experiência quando voltarmos (livros, exposição de fotos). Se você se interessou em nos ajudar, entre em contato conosco.

Você está convidado a visitar nossas outras páginas para conhecer melhor o Anima!

Aproveite nossa jornada!

Mauro e Marina

Cubatão ganha Prêmio do Sebrae - Prefeito Empreendedor



A prefeita Marcia Rosa ganhou na categoria - Compras Públicas, o prêmio Prefeito Empreendedor, com o projeto do Cartão Servidor, estive presente na solenidade e vou relatar aqui a emoção de estar presente neste evento.

Quem acompanha o blog pode observar que não é comum eu utilizar esse espaço para depoimentos, mas, foi muito emocionante, primeiramente quando chegamos ao local observamos que era um grande evento, mais de cinco mil pessoas, cidades de todo estado, muitas com grandes torcidas, cerca de 91 prefeitos e prefeitas selecionados, as cidades foram apresentadas e a nossa ansiedade aumentava.
Após todos os discursos e cerimônias, vem a premiação, primeira categoria "Compras Públicas" os finalistas são anunciados, três prefeitos, quer dizer, dois prefeitos e uma prefeita, Cubatão na final, o locutor anuncia: "O vencedor é..., não é um vencedor é uma vencedora" explodimos de alegria, gritando o nome de Cubatão e sendo observado por milhares de pessoas do auditório.



Fiquei muito feliz pelo trabalho da Prefeita Marcia Rosa, por que ela colocou a nossa cidade em um outro patamar, antes uma cidade conhecida apenas por problemas ambientais,e hoje, uma cidade reconhecida no Estado por uma política pública inovadora, por apresentar melhores indicadores de desenvolvimento social e por estarmos mudando uma cidade para melhor.
Eu sou filho e morador de Cubatão, imagine o quanto senti de orgulho, vendo a nossa cidade ser considerada uma referência no Estado, e que agora vai disputar um prêmio nacional.
As fotos expressam nossa alegria, nosso orgulho e nosso amor pela cidade, e quero destacar que tenho muito orgulho de fazer parte de um time, em que nossa chefe do Executivo Marcia Rosa de Mendonça é uma mulher determinada, corajosa, ousada e que tem um governo honesto e preocupado com as questões sociais. Uma prefeita que fez muitas transformações e colocou nossa cidade em outro patamar e que continua trabalhando intensamente, pois, sabe que ainda temos desafios para vencer, foram muitos anos de esquecimento e de abandono, porém agora a cidade encontrou o seu caminho, e como uma dessas brincadeiras do destino foi uma mulher cubatense que nasceu no mesmo dia do aniversário da cidade - 09 de Abril - que chegou para mudar essa história. Agora Cubatão começa a escrever uma nova história.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Inclusão digital 

                 É muito gratificante ver esse reconhecimento do trabalho realizado pelo governo da prefeita Márcia Rosa e mais ainda de fazer parte e organizar tudo isso para os alunos e professores da rede. Contribuir com políticas públicas que podem mudar a vida dessas crianças, só nos enche de orgulho.


Clique na foto para ampliar !


Publico a minha fala que saiu no Jornal A Tribuna de hoje ( 30/03/2012 ), no caderno especial sobre Educação !

Jornal A Tribuna - 30/03/2012 - Suplemento Educação - pg. G-08 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Confira no site do www.ig.com.br

Conheça a fábrica totalmente operada por cegos nos Estados Unidos

Taxa de desemprego entre adultos cegos é de quase 70% nos EUA; proposta é aliar inclusão social e econômica com sustentabilidade

Nicole Laporte, The New York Times | 28/03/2012 05:40

Quando Chris Yura, executivo-chefe da empresa de vestuário SustainU, estava procurando uma fábrica para produzir 24.000 camisetas, era imperativo que ela estivesse localizada dentro de um raio de 325 quilômetros de onde o tecido havia sido feito.

A SustainU, com sede em Morgantown, West Virginia, nos Estados Unidos, utiliza diversos materiais reciclados para fazer roupas para faculdades e universidades. Como o próprio nome indica, é uma empresa comprometida com a "sustentabilidade social, econômica e ambiental", disse Yura. Custos, mas baixo custo de transporte significaria mais benefícios ambientais e um tempo de resposta mais rápido, sem mencionar que o custo de envio acabaria saindo mais barato.

A empresa descobriu uma fábrica em Winston-Salem na Carolina do Norte, também nos Estados Unidos, que parecia uma escolha lógica. Mas esta não era uma fábrica comum. Operada pela Winston-Salem para Cegos, a fábrica tem uma força de trabalho que é composta por trabalhadores cegos ou deficientes visuais.

Para muitos, isto poderia ter sido um empecílio. "Mesmo que você tenha o Ato dos Deficientes ao seu lado, ainda assim não deixa de ser um desafio já que as pessoas que não estão familiarizadas com os cegos têm percepções equivocadas sobre o que eles podem ou não fazer e isso afeta suas decisões para dar a essas pessoas uma oportunidade", disse Kevin A. Lynch, presidente-executivo da empresa.

A taxa de desemprego para os adultos cegos é de quase 70% - um número que está estagnado há 30 anos, disse Lynch.

Existe uma certa noção de que contratar trabalhadores cegos - ou até mesmo qualquer trabalhador com deficiência - significa gastar mais dinheiro, tempo e recursos em seu treinamento e em equipamentos. Mas Yura disse que não percebeu nenhuma diferença no custo ou na qualidade de trabalhar com a agência de Winston-Salem.

Quando as pessoas cegas entram em contato com a agência, muitas vezes elas não possuem nenhuma experiência de trabalho. Elas são treinadas para realizar tarefas específicas e trabalham com equipamentos adaptados para ajudá-las a fazer seus trabalhos.

Se estão fazendo lentes para óculos, por exemplo, alertas sonoros são programados para disparar para que eles saibam quando as lentes já passaram tempo suficiente em uma máquina de polimento. Ou se estão montando pára-quedas, guias de medição tátil, na forma de longos trilhos de madeira, ajudam a garantir que os comprimentos das cordas sejam todos iguais.

O treinamento oferece conhecimentos práticos e uma oportunidade de ascensão social através de aulas certificadas. Trabalhadores sem experiência recebem um salário mínimo, enquanto aqueles com alguma experiência são pagos de acordo com os trabalhadores que fazem atividades semelhantes em fábricas de outras áreas, disse Jeanne Wilkinson, vice-presidente de estratégias de negócios na Winston-Salem .
 
Anastasia Powell, mãe de três filhas que faz parte da empresa há sete anos, trabalha na unidade de camisetas. Seu trabalho é costurar os ombros. Ela recebeu quatro meses de treinamento e sua máquina de costura é projetada especificamente para ela.

O governo federal já sabe faz tempo sobre a eficácia de uma força de trabalho de deficientes físicos. Criada em 1938 como resultado de uma lei assinada pelo presidente Franklin D. Roosevelt, uma determinação legal obrigava as agências federais a comprarem produtos feitos por trabalhadores cegos.

Desde então, o grupo e suas agências têm fabricado dos mais diversos produtos como vassouras e colchões para o governo e para os militares. (Além de roupas, a agência de Winston-Salem produz óculos para os veteranos e pára-quedas para os soldados servindo no Afeganistão.)

Mas, com a retirada gradual dos soldados dos Estados Unidos de zonas de guerra e a redução geral dos militares, o grupo nacional espera perder futuramente e fazer mais negócios com empresas do setor privado, disse Lynch.

"Eu acho que existe um interesse cada vez maior entre o público em geral na responsabilidade social e acredito que isso está sendo refletido na responsabilidade social corporativa", disse ele. "Há também um grande interesse nas coisas produzidas nos Estados Unidos."

Mostrar que produtos de alta qualidade podem ser produzidos nos Estados Unidos por pessoas cegas é uma importante característica para comercialização, disse ele.

Yura, que já está planejando contratar um outro trabalho da agência de Winston-Salem, está feliz em endossar esta mensagem. E as 24.000 camisetas que ele solicitou: "Não dá para dizer se a pessoa que fez esta camiseta era cega ou não. No fim do dia, é um produto como qualquer outro."

Cubatão continua a entrega de notebooks para alunos da rede municipal

Postado por Departamento de Imprensa
Qua, 28 de Março de 2012 14:27
Falando na UME Rui Barbosa na entrega dos netbooks, já foram distribuídos 3 mil netbooks e até o final de junho todos os alunos do Ensino Fundamental vão ganhar seu computador.


Desta vez, os equipamentos foram distribuídos para alunos dos sextos e sétimos anos da UME Rui Barbosa

A prefeita Marcia Rosa deu continuidade, na noite de terça-feira, dia 27, a entrega de notebooks da marca Positivo Informática, modelo Mobo S7, para estudantes da rede municipal de Cubatão. Desta vez, 180 alunos dos sextos e sétimos anos da UME Rui Barbosa receberam os equipamentos. Com a entrega, todos os alunos do Ensino Fundamental II da escola da Ilha Caraguatá já têm seu próprio equipamento portátil para acessar a internet e fazer trabalhos escolares em casa ou na escola.
No ano passado, 3.000 computadores portáteis já haviam sido entregues aos estudantes dos sétimos e oitavos anos de todas as escolas de Ensino Fundamental. Este ano, outros 13 mil notebooks serão distribuídos aos demais alunos da rede municipal que cursam o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os notebooks foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) por meio do Programa Um Computador por Aluno (ProUca), do Ministério da Educação. Ao custo de R$ 344,18, cada equipamento é entregue aos alunos das escolas municipais mediante a aceitação do Termo de Responsabilidade, assinado pelo pai ou responsável do estudante.
O equipamento faz parte do patrimônio da Prefeitura de Cubatão e deverá ser devolvido quando o aluno deixar de pertencer à rede municipal. Se for roubado, o responsável deverá fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima de sua residência. Os notebooks têm garantia de um ano e sua manutenção será feita pelo suporte técnico da Positivo Informática.

Prefeita Marcia Rosa entrega netbooks para alunos da rede municipal de Ensino, até o final de junho serão mais 13 mil.


Primeiro notebook – A quadra da UME Rui Barbosa estava lotada de pais e alunos, ansiosos por receber os notebooks. Entre os presentes, estavam Thiago Soares da Fonseca, aluno do 7º ano C, e seu pai, o soldador Francisco Acélio da Fonseca. “Queria muito ter um computador só para mim. Desde o ano passado, estava esperando. Agora chegou meu dia!”, disse Thiago, de 11 anos. Para seu pai, a entrega do equipamento é uma boa iniciativa da Prefeitura. “Isso vai incentivar os alunos a se dedicar aos estudos. Se na minha época tivesse isso talvez eu não tivesse parado de estudar na 5ª série. Hoje só não estuda quem não quer”, disse.
A prefeita Marcia Rosa lembrou que a entrega dos computadores portáteis faz parte das políticas públicas para a melhoria da área educacional do Município. “Desde que lançamos o PAE (Plano de Atenção à Educação), em 2009, iniciamos um processo de mudanças no ensino. Mudamos o padrão das escolas e a tornamos mais atrativa para os alunos. Hoje, temos a melhor educação pública da região”, comemorou.
O secretário de Educação, Fábio Oliveira Inácio, lembrou que está deixando a pasta no final deste mês e fez uma retrospectiva das conquistas da Educação nos últimos três anos. “Tudo o que realizamos foi para que Cubatão pudesse ter uma Educação de qualidade. Hoje, colhemos o resultado, conquistado por todos, professores, equipes técnicas, funcionários das escolas e da Seduc”, disse.
Presenças - A solenidade teve a presença de secretários municipais; dos vereadores Paulo Tito Fader e Adeildo Heliodoro (Dinho); do presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Berenildo Gonçalo de Melo; de lideranças comunitárias; professores e funcionários da escola; pais de alunos e estudantes.
Texto: Cecília Beu (MTb 22.332)
Fotos: Carlos Felipe
Link para fotos
20120328-SEDUC-entrega de notebooks alunos-CB

terça-feira, 27 de março de 2012


Inauguração de orelhão!

Publicado em 14/03/2012.


Foto: Reprodução/GSA Notícias

Como todos sabem 2012 é ano de eleição e durante esse período muitos pré-candidatos as inúmeras prefeituras existentes no país ou apoiadores políticos sempre dão um jeitinho de aparecer para o eleitorado, no que eles entendem como marketing eleitoral.

Até ai nada demais!

No entanto em Caririaçu, na região do Cariri, o prefeito Edmilson Leite inovou além da conta. No último dia 12 de fevereiro, Edmilson inaugurou uma nova estrada que vai ligar os sítios Cruz, Cacimbas a Vila Miragem; o sangradouro do açude do Sítio Serra Branca, e acreditem, um orelhão. Isso mesmo, um telefone público foi motivo para se fazer toda uma solenidade na comunidade do Sitio Cruz com direito a corte de faixa e poses para fotos.

Fonte: http://www.sganoticias.com.br

2012 – Ano de eleição: A importância do voto consciente


Muitas pessoas têm uma verdadeira ojeriza da política, por fatos como o da foto acima. Logicamente, inaugurar um orelhão é um tanto absurdo, em tempos onde o telefone celular, a internet e outros meios de comunicação ganham cada vez mais espaço. Claro que no Brasil existem ainda regiões que dependem sim do orelhão, mas mesmo isso não justifica uma solenidade de inauguração com a presença de prefeito, vereadores e do procurador geral do município.

Por isso a importância dos eleitores analisarem bem os candidatos, suas propostas e se realmente eles podem representar as suas demandas. Mas, entendam, não são demandas pessoais e sim as políticas públicas que atendem a coletividade. É muito comum nas eleições legislativas a troca de favores ou até a compra de votos, que é crime eleitoral (Lei 9.840/99).

Os vereadores têm um papel de extrema importância, pois são responsáveis por elaborar leis, fiscalizar o Executivo e ser um canal de comunicação do Poder Público com a população. Além disso, o vereador é um importante agente político que pode discutir temas e levantar bandeiras em defesa de determinados assuntos nas áreas de educação, inclusão e acessibilidade, ocupação urbana, cultura, entre outros.

A eleição é o momento do eleitor selecionar bem o seu candidato, observar sua história, suas lutas, sua participação nas questões da cidade. Desta forma, temos uma maior possibilidade de constituir melhores parlamentos. Não se deve apenas reclamar, é preciso olhar o período da eleição com atenção. Dizer que não gosta de política e não dar a devida atenção ao pleito é dar oportunidade aos aproveitadores e àqueles que veem a eleição apenas como uma oportunidade de ganhar dinheiro. Ser político não é profissão. Ser político é defender ideias, projetos coletivos, que busquem melhorar a qualidade de vida de todos.

A consciência do eleitor é sua maior arma. Quando se troca o voto por dinheiro ou mesmo por um benefício pessoal, inicia-se o ciclo da corrupção. O político que compra votos está cometendo um crime eleitoral e, assim, já desrespeitando a lei. Assim, aquele que é responsável por fiscalizar o Executivo e criar leis, inicia seus trabalhos descumprindo a própria legislação.

Um bom Legislativo ajuda a cidade a crescer, solicita políticas públicas, faz leis que possam beneficiar os cidadãos e garantir uma qualidade de vida melhor. Romper esse ciclo vicioso de compra de votos e troca de favores é uma responsabilidade de todos nós, para que possamos fazer política de verdade e não politicagem.

O pensador e sociólogo Max Weber disse: “ Existem aqueles que vivem da política e existem aqueles que vivem para a política”. Viver da política é ser transformado em político profissional, aquele que vê o cargo como emprego e busca resolver sua vida e não trabalhar para o povo. Aquele que vive para a política, tem ideais, projetos, pensa no bem estar da população e luta por isso. Essa é a diferença que devemos observar em 2012 na hora de votar.

Fábio Oliveira Inácio - Professor, Sociólogo e Cientista político, atualmente ocupando o cargo de Secretário da Educação do Município de Cubatão.

Artigo do jornalista Paulo Schiff, publicado no Diário do Litoral - www.diariodolitoral.com.br, que faz uma análise da escolha dos candidatos do PSDB em São Paulo e Cubatão, uma análise bem interessante sobre o PSDB.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Indicação de filme :O Clube do Imperador


Indicação do filme Clube do Imperador, excelente para trabalhar com os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e estudantes universitários. O Clube do Imperador provoca muitas discussões sobre caráter, ética, moral entre outros assuntos ligados a valores. Uma das frases que provoca muita discussão: "o fim depende do começo", muitos temas e perguntas podem surgir do filme, uma delas quem educa a escola ou a família? Muitos debates podem surgir deste vídeo e se o professor conduzir bem, teremos uma bela reflexão sobre o papel da escola, da família, valores e a ética. 


Sinopse e detalhes (do site www.adorocinema.com)

William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.


Clube do Imperador

Emperor’s club
Realizador: Michael Hoffman
Actores: Kevin Kline, Emile Hirsch
Música: James Newton Howard
Duração: 108 min.
Ano: 2002

Reportagem do Jornal A Tribuna que denúncia as precárias condições de trabalho dos operários do CDHU, leiam a Tribuna on-line www.atribuna.com.br.




Cubatão

Operários cruzam os braços em obras da CDHU


De A Tribuna On-line

Mais de 200 trabalhadores das empreiteiras Gomes Lourenço e FM, que prestam serviços à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), paralisaram os serviços na tarde desta segunda-feira. Na sexta-feira, um outro alojamento na Vila Fabril foi interditado pela Vigilância Sanitária.

Eles trabalham na construção de casas e apartamentos no chamado projeto Serra do Mar, no bairro Bolsão 9, em Cubatão. Os trabalhadores alegam que a greve foi iniciada em função do atraso do pagamento dos salários, além da péssima qualidade da comida e das condições dos alojamentos.

Créditos: Reprodução/TV Tribuna
Trabalhadores dormem em quartos improvisados e chegam a dividir espaço com mais de oito pessoas

    Os espaços insalubres e improvisados dos alojamentos abrigam cerca de oito ou mais trabalhadores por quarto, quando a norma regulamentadora 24, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelece quatro pessoas por dependência.

    Segundo apurou a reportagem, os cômodos apresentam infiltrações, as instalações elétricas são improvisadas e apresentam condições precárias de manutenção e higiene. No local, um banheiro foi transformado em depósito. Nos outros, para tomar banho, só com água gelada. E, bem em frente aos quartos, uma fossa transbordou e o mau cheiro é insuportável.

    Além da superlotação e condição insalubre do abrigo, os trabalhadores também se queixam da alimentação e dos pagamentos de salários, que estão atrasados desde janeiro.

    Créditos: Reprodução/TV Tribuna
    Cômodos apresentam infiltrações e instalações elétricas oferecem risco aos operários

      Um dos operários, que não quis ser identificado, informou que gatos e cachorros pisam sob a comida que é deixada no refeitório. “A comida não presta. É realmente insuportável”, reclama.

      "Chegamos aqui em janeiro. Hoje é 26 de março, recebi apenas R$ 300 em janeiro. Até hoje não recebi mais nada”, conta outro trabalhador.

      Mesa-redonda

      O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracomos), Luiz Carlos de Andrade, acompanha a paralisação espontânea e afirma que a categoria só voltará ao trabalho depois de resolvido o problema das refeições. Ele prepara levantamento detalhado dos problemas para solicitar mesa-redonda na gerência regional do MTE.

      Em nota, a CDHU informou que a companhia enviará técnicos ao local para uma vistoria. Caso seja constatada alguma irregularidade, o consórcio de empresas responsável pela obra será notificado para tomar providências.
      Créditos: Reprodução/TV Tribuna
      Banheiro de alojamento foi transformado em depósito; nos outros banho só gelado

      Destaco reportagem da Tribuna on-lin www.atribuna.com.br sobre a ocupação da MD Papéis pelos seus ex-funcionários.



      Cubatão

      MD Papéis é invadida por ex-funcionários


      De A Tribuna On-line

      Atualizado às 23h26

      Um grupo de cerca de 150 ex-funcionários invadiu a sede da fábrica da MD Papéis, em Cubatão, na noite desta segunda-feira. A ação está sendo acompanhada pela Polícia Militar e, por enquanto, transcorre sem violência. Muitos entraram na unidade com cadeiras, dando a entender que pretendem permanecer instalados na sede. Durante a invasão, uma pessoa ficou ferida.

      A invasão é um protesto contra o fechamento da fábrica, anunciado em janeiro deste ano. Na ocasião, a Cia Santista de Papéis, comandada pelo grupo Formitex, informou que encerraria as suas atividades devido à baixa produtividade da unidade, e consequentemente, aos prejuízos da ordem de R$ 40 milhões acumulados em 4 anos. A empresa está de portas fechadas desde o final de fevereiro.

      Segundo apurou a reportagem, os trabalhadores se mobilizaram e invadiram a fábrica por volta das 20 horas. Eles derrubaram dois portões e ficaram na frente da empresa. O vidro de uma das janelas foi quebrado e uma pessoa chegou ficou ferida.

      Nesta segunda, de acordo com os ex-funcionários, a companhia propôs quitar a verba rescisória no dia 30 de abril e a multa dividida em duas parcelas: 30 de maio e 30 de junho. Os trabalhadores estão sem receber desde 29 de fevereiro.

      Um mês de negociações

      A MD Papéis anunciou o encerramento oficial das atividades no dia 29 de fevereiro. A decisão foi tomada depois de um mês de negociações.

      Em documento enviado à prefeita de Cubatão Márcia Rosa, a empresa apresentou uma extensa lista com os principais motivos que levaram à decisão de fechar a Cia Santista de Papel. Com isso, 380 trabalhadores diretos foram desligados da fábrica.

      Após a interferência da prefeita Marcia Rosa, uma comissão chegou a ser composta por representantes dos funcionários, da Prefeitura e da MD para tentar reverter o quadro e evitar o fechamento.

      Durante um mês, uma série de estudos foi realizada. A prefeita recebeu apoio dos governos do Estado e Federal. Ela chegou ir a Brasília com membros da comissão para pedir ao ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Fernando Pimentel, incentivo à indústria papeleira nacional. Na ocasião, afirmou Marcia Rosa, os representantes da MD se comprometeram em manter a fábrica em funcionamento. Mas os esforços não impediram o fechamento da unidade.

      Acampamentos
      Após o anúncio do encerramento definitivo das atividades, centenas de trabalhadores acamparam na porta da empresa a fim de reverter a situação dos empregados desligados. Além das demissões, os ex-funcionários temem ficar sem moradia, já que vivem na Vila Operária – construída pela MD Papéis.

      domingo, 25 de março de 2012

      Nota de falecimento

      Faleceu o ex-vereador de Cubatão Amauri (Pela Porco) cabeleleiro e barbeiro, atuou na Fabril, foi eleito vereador em 2000 e atualmente trabalhava numa regional na cidade de Peruíbe.Tinha 53 anos, Amauri faleceu num acidente em Peruíbe quando operava uma das máquinas da regional.

      O enterro será na cidade de Santo André, ontem o corpo chegou por volta das 16:40 minutos na Câmara Municipal, muitos parentes, amigos, vereadores, secretarios municipais e a Prefeita Marcia Rosa compareceram para prestar solidariedade a família. Amauri (Pela Porco) foi vereador no período de 2001 a 2004.


      Manifesto meus sentimentos a família e amigos.

      sábado, 24 de março de 2012


      No momento existe uma grande discussão na Baixada Santista com relação ao stress de motoristas que acumulam a função de motorista e cobrador, na cidade de Cubatão a prefeita Marcia Rosa desde 2009 trouxe de volta os(as) cobradores(as).



      Café da manhã celebra mil dias da volta das cobradoras aos ônibus



      No evento, prefeita Marcia Rosa anunciou a criação da Comissão Popular de Transporte Público



      Nesta sexta-feira, dia 23, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa Mendonça e Silva, reuniu-se com 30 cobradoras da Viação Translíder, empresa concessionária do Transporte Público do Município, para um café da manhã em celebração aos mil dias da implantação do atual Sistema de Transporte Coletivo, que trouxe de volta os cobradores aos ônibus, que serão completados amanhã. Na oportunidade, a prefeita assinou o decreto que cria a Comissão Popular de Transporte Público.

      A prefeita explicou que a melhoria do Transporte foi uma prioridade no começo da atual administração. “A população depende de um sistema de transporte eficiente, para sua locomoção. Por isso, nós procuramos sempre melhorar o atendimento”.

      Marcia Rosa fez questão de exaltar que esta era uma reivindicação dela desde os tempos de vereadora, quando apresentou um Projeto de Lei para a volta da atividade nos veículos no Transporte. “Há diversos casos de motoristas que são afastados por problemas de saúde quando não há cobrador nos ônibus, devido à dupla função. Por isso, a volta desta função nos veículos foi necessária para que se melhorasse o atendimento”.

      O superintendente da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Marco Fernando da Cruz, explicou que as melhorias são implantadas constantemente. “Após o início do novo sistema de transporte, a frota de veículos foi aumentada em quase 50%, sendo que hoje temos 39 dos 64 ônibus equipados com elevador para acessibilidade. Além disso, hoje atendemos regiões onde antes não havia o serviço de transporte coletivo, como a Mantiqueira, por exemplo”.

      O atual secretário Municipal de Obras e superintendente da CMT na época da implantação do sistema, Silvano da Silva Lacerda, disse que houve preferência na contratação do primeiro emprego e de mulheres para os postos de trabalho. “Foi um trabalho forte de todos os envolvidos, onde conseguimos melhorar o atendimento para a população e com olhar social”.

      O mecânico geral Jader Vaz Zeferino pediu a palavra e fez um depoimento sobre a história do falecimento de seu pai, Antonio Santos Zeferino, que foi assassinado por um motorista em 8 de setembro de 2006. “Meu pai foi defender uma pessoas portadora de deficiência, que foi maltratada pelo motorista, que estava armado e atirou. No depoimento, o motorista disse que estava nervoso. Provavelmente, se existisse cobrador no veículo, a história seria diferente”.

      Cobradoras – As cobradoras e fiscais que estiveram presentes conversaram com a prefeita e contaram suas histórias. “Está sendo uma ótima experiência este trabalho com o público”, explicou Tatiana Monique Dantas.

      Já Jéssica Condilha ressaltou a preferência na contratação de mulheres para a função. “O mercado de trabalho para as mulheres é mais difícil, por isso que foi bom conseguir este emprego, já que estou tendo uma experiência muito legal”.

      Comissão – A prefeita Márcia Rosa aproveitou a oportunidade para assinar o Decreto nº 9852/12, que cria a Comissão Popular do Transporte Público. Nesta comissão, formada por 22 moradores da Cidade, serão estudados e sugeridos políticas públicas de transporte e circulação no Município, melhorias, medidas para o aperfeiçoamento da legislação local de trânsito e um plano de implementação de Programas de Educação para o Trânsito na comunidade. No decreto está previsto que a comissão irá se reunir bimestralmente com a CMT.

      Também estiveram presentes no evento o diretor Operacional da Viação Translíder, Emerson Barreto da Silva, o presidente da União dos Pastores de Cubatão (Unipec), Eli Silva de Lima, os vereadores Adeildo Heliodoro dos Santos e Paulo Tito Farder e os secretários Wagner Moura dos Santos (Habitação), José Carlos Ribeiro dos Santos (Chefia de Gabinete da Prefeita), Ronaldo Cardoso de Souza (Auditoria e Controladoria Interna), José Eduardo Limongi França Guilherme (Procuradoria Geral do Município), Mário Sérgio Gochi (Assuntos Jurídicos), Fernando Alberto Henriques Junior (Comunicação Social), Benito Santiago Martinez Gonzalez (Emprego e Desenvolvimento Sustentável) e Rennè de Castro Fernandes (Esportes e Lazer).



      Cidade completa mil dias da volta dos cobradores aos ônibus



      Um atendimento melhor aos passageiros, menos estresse e mais dignidade profissional para os motoristas, mais segurança para a população e até mais rapidez nas viagens. Esta é uma realidade com que a população cubatense já se acostumou no transporte urbano de passageiros, que hoje é referência na região e inspira outros municípios brasileiros a requerer a volta dos cobradores aos ônibus. Muitos já nem lembram, mas foi em 28 de junho de 2009 que Cubatão começou a ser referência no transporte público regional. Sábado, dia 24 de março, completam mil dias do novo sistema de transporte público.

      Além de outras exigências operacionais, como o controle do cumprimento de horários de partida e itinerários; a readequação das linhas e percussos, conforme a necessidade da população; a implantação do transporte integrado (em que o passageiro pode trocar de ônibus num mesmo sentido de percurso, sem custo extra, em até 60 minutos), o contrato com a Trans Líder garantiu uma das maiores conquistas do novo sistema: a volta dos cobradores aos ônibus da empresa.



      Fonte: Assessoria de Imprensa da CMT

      Texto: Victor Andrade Graça / Carlos Pimentel Mendes

      Foto: Serafim Neto


      20120323 – CMT – Mil dias transporte coletivo café da manhã cobradoras


      --
      _____________________________________________
      Caso você não deseje receber nossas informações, retorne este e-mail solicitando a retirada da lista de envio
      Assessoria de Imprensa - Tel.(13) 3362-6124/6462/6317

      Seleção de placas no mínimo curiosas. Todas foram selecionadas do site www.kibeloco.com.br.





      Boa ideia, faltou somente o elas, banheiro no singular e no plural.




      Isso que é um local seguro!!!!



      Gostei desse, ainda bem que tem a ressalva dos carecas, ufa!!!!!






      sexta-feira, 23 de março de 2012

      Boa tarde, faço esse post para falar da peça teatral do Teatro do Kaos:  A Falecida. A montagem está em cartaz desde o dia 10 de março e vai até 01 de abril, sempre as sábados e domingos, o horário é as 20 horas.  A peça está fazendo muito sucesso, com lotação máxima todos os finais de semana e estarei prestigiando nesse sábado. Para quem não sabe onde fica o Teatro do Kaos, o endereço é Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34 - Largo do Sapo!

      Vale lembrar que precisa chegar mais cedo para garantir o ingresso!

      quinta-feira, 22 de março de 2012

      Dicas de atividades e de sites educativos, diversos jogos gratuitos, programas, inclusive programas e jogos que trabalham com libras.


      O site WWW.aprendiz.org.br traz uma série de dicas de jogos educativos para crianças discutirem a problemática da água utilizando a informática, fica a dica e segue o texto no portal aprendiz.

      Destaco o site WWW.smartkids.com.br tem algumas animações interessantes como a do Ciclo da Água, além de outros conteúdos que podem ser utilizados em sala de aula.

      O site WWW.atividadeseducativas.com.br tem vários programas gratuitos, alguns para o ensino de libras.

      O site WWW.jogoseatividades.com tem uma série de atividades que podem ser utilizadas.

      Sempre importante destacar que é preciso avaliar os conteúdos desses sites, ou seja, se eles estão de acordo com a nossa proposta pedagógica.


      Jogos educativos para crianças discutem a problemática da água

      Da Redação - 22/03/12

      Neste Dia Mundial da água, separamos sites com jogos onlines e atividades educativas para as crianças aprenderem sobre o tema de forma divertida. Confira!


      Jogo ensina oito formas de não desperdiçar água no dia a dia

      Atividades Educativas
      O site criou um Jogo da Água, em que a criança aprende a economizar o recurso natural em oito diferentes situações.

      Smartkids
      O Grupo Smartkids fez um especial sobre a água que reúne informações históricas, dicas de economia, passatempos e desenhos para colorir.

      Jogos e atividades
      São mais de 100 atividades sobre a água para download gratuito, além de dicas de tratamento, cuidados e economia.

      (Informações com Blog da SanVale)
      Fonte: www.aprendiz.org.br

      terça-feira, 20 de março de 2012

      Foto: Allan Nóbrega - site marcirosa.com.br
      Eu, prefeita Marcia Rosa e o Reitor da Unimonte Ozires Silva em evento no Bloco Cultural. O professor Ozires falou do seu trabalho e empenho na consolidação da Embraer e da produção de aviões no Brasil, a prefeita Marcia Rosa falou do seu trabalho e das mudanças que vem realizando em Cubatão, ambos falaram de forma muito apaixonada sobre seu trabalho, isso é que faz a diferença são pessoas que acreditam e materializam aquilo que sonham.

      Crianças participam de ação ambiental no Dia Mundial da Água

      Evento ocorre nesta quinta, no Parque Cotia Pará

      A Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão promove na próxima quinta-feira (22) ação educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água. A atividade, que envolverá 60 crianças das escolas Padre Manoel da Nóbrega e Padre José de Anchieta, ocorre no Núcleo de Educação Ambiental (NEA), localizado no Parque Ecológico Cotia-Pará, às 9 e 14 horas.
      Além de assistirem a vídeos sobre a importância do uso correto da água e como ajudar em sua preservação, as crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental participam de gincana e passeio monitorado pelo parque, incluindo a subida até a imagem do Cristo Redentor. Ao final, cada participante ganhará um jogo oferecido pela Sabesp.
      Reflexão – O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. A cada ano, a data é destinada à discussão de diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
      Vale lembrar que apenas 0,008% de toda a água do planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
      Também em 22 de março de 1992, a ONU divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia, abaixo). Esse texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes.

                         Declaração Universal dos Direitos da Água
      Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 
      Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
      Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
      Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
      Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
      Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 
      Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 
      Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
      Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
      Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra”.

      Texto: Melchior de Castro Jr.
      20120319-SEMAM-diadaagua-MCJ