segunda-feira, 28 de maio de 2012

Atenção Governador Alckmin! Mais uma semana com a UTI Infantil do Guilherme Álvaro fechada.

Até quando esperar?



Mais uma semana com a UTI Infantil do Hospital Estadual Guilherme Álvaro fechada, nesse período duas crianças de dois e nove anos morreram com suspeita de falta de atendimento adequado. Vários blogs, jornais, vereadores e a Deputada Estadual Telma de Souza denunciaram o fato, no entanto, o governador Alckmin e os tucanos da região permanecem em silêncio e até o momento não temos perspectiva que o  problema será solucionado.




O blog vai continuar cobrando, principalmente que os tucanos da região se mobilizem, temos aqui dois secretários estaduais Paulo Alexandre e Bruno Covas, que devem cobrar o governador dessa situação. Já são onze meses de espera, e o pior é que não existe um prazo definido para reabertura, continuaremos cobrando, pois a situação é grave.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Apagão?

Falta de luz atinge a Baixada Santista


Atualizado as 09h 26 - 26/05/2012

Motivo do acidente - Trecho da matéria do Jornal A Tribuna

A assessoria de imprensa do Grupo CPFL Energia, do qual faz parte a CPFL Piratininga, responsável pela distribuição de energia elétrica na Baixada, afirmou que o problema não foi na rede da empresa, que apenas distribui a energia, mas sim no sistema de transmissão, administrado pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).

Em nota, a assessoria de imprensa da CTEEP informou que "durante a execução de obras para ampliação da capacidade da Linha 88 kV Baixada Santista Capuava houve um curto-circuito causado acidentalmente pela empreiteira que desenvolve o trabalho, que levou ao desligamento do setor de 88kV da SE Baixada Santista".

Ainda de acordo com a nota, foram afetados os municípios de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. "O desligamento iniciou às 1h37 com normalização total da carga às 1h45. O setores de 345 kV e 230 kV e 138 kV da referida subestação não foram afetados. Imediatamente a CTEEP solicitou a suspensão da atividade e fará avaliação dos procedimentos da empresa contratada".

Alguns moradores da baixada relataram, através das redes sociais, que tiveram aparelhos eletrônicos queimados em função da queda de energia

Do Jornal A Tribuna - leia a noticia completa no link abaixo.

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=150755&idDepartamento=5&idCategoria=0


Escrito às 02h05 do dia 26/05/2012

Por volta de uma e cinquenta da manhã, um apagão atingiu a cidade de Santos, Cubatão, São Vicente e Praia Grande, segundo relatos das redes sociais, a falta de luz durou cerca de oito minutos.
Aqui no Jardim Casqueiro a energia oscilou e lâmpadas ficaram com iluminação bem fraca, a televisão ficou ligando e desligando, depois a energia foi interrompida totalmente.
Ficou a oportunidade de olhar o céu que estava super estrelado, quando olhei pela  janela já avistei o Cruzeiro do Sul, uma bela imagem, só possível devido a escuridão.





Apagão?

Material de prédio em construção atinge escola municipal de Santos

25/05/2012 16h54- Atualizado em 25/05/2012 17h15

Material de prédio em construção cai em uma escola em Santos

Link da noticia do Portal G1.
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2012/05/material-de-predio-em-construcao-cai-em-uma-escola-em-santos.html

Pedaços das telhas quebradas atingiram oito crianças e uma professora.
A obra foi embargada pela Prefeitura.

Do G1 Santos

Pedaço de um compensado de maderia atingiu as telhas da escola (Foto: Alexandre Valdívia/TV Tribuna)
Pedaço de um compensado de maderia atingiu as telhas da escola (Foto: Alexandre Valdívia/TV Tribuna)
Um pedaço de compensado de madeira de um prédio em construção caiu em cima de uma escola no bairro Marapé, em Santos, no litoral de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (25). O objeto atingiu crianças e uma professora. A obra foi embargada pela prefeitura.

A madeira caiu e quebrou telhas da escola municipal José da Costa Barbosa e os pedaços atingiram oito crianças e uma professora. Os alunos ensaiavam uma apresentação para o dia dos pais. Os estudantes têm por volta de cinco anos. O resgate chegou a ser chamado, mas os feridos foram socorridos por viaturas da polícia militar, que chegaram antes ao local.

O problema aconteceu com a grua, um equipamento que leva material para os andares superiores, e que opera além do espaço onde há proteção. A obra foi embargada pela Prefeitura.

Segundo informações dos funcionários da escola, esta não é a primeira vez que a unidade de ensino tem problemas com a obra. Alguns pedidos para que a construtora reforçasse os tapumes e as telas de proteção para que nenhum material atingisse as crianças já havia sido feito.

Está é a segunda vez que a construção é embargada. Anteriormente, a falta de alguns itens de proteção havia sido o motivo da paralisação das obras. Após cumprir com todos as exigências feitas pela Prefeitura, a continuação da construção foi liberada.

Em nota, a Odebrecht Realizações Imobiliárias, responsável pela obra, lamentou o ocorrido e diz que está apurando as razões do acidente.

Editorial do Jornal A Tribuna com relação a UTI Infantil do Hospital Guilherme Álvaro

Até quando esperar a solução do Governo Estadual com relação a UTI Infantil do Guilherme Álvaro?


O blog não vai deixar esquecer essa questão, atenção autoridades do Governo Estadual, Secretários Paulo Alexandre Barbosa e Bruno Covas é necessário que o Governador Alckmin busque uma solução para o problema que já se arrasta há onze meses.

Confira o editorial do Jornal A Tribuna 25/05/2012



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Queremos a Fábrica de Cultura na região dos Bolsões

Fábrica de Cultura



Vamos lutar para que o Governo do Estado de São Paulo, instale uma Fábrica de Cultura na área dos Bolsões, ao lado das duas novas escolas, esse é um equipamento importante que a região necessita. O Projeto Serra do Mar, caso inclua uma Fábrica de Cultura, vai garantir diversas atividades culturais para a população.

A Prefeitura de Cubatão já definiu a instalação da segunda Praça da Cidadania no Jardim Nova República, agora, vamos solicitar as autoridade estaduais para que venhamos a ter na área dos bolsões uma Fábrica de Cultura.



Mande uma mensagem para a Secretaria de Cultura pedindo a Fábrica de Cultura para o projeto Serra do Mar na área dos bolsões.

http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.89e3df480a10a8fa458d9710c1108a0c/?vgnextoid=6fbefbe356338010VgnVCM1000001c79410aRCRD

Governo do Estado não cumpre prazos e crianças da Baixada Santista estão em risco


UTI Pediátrica, mais uma vez Governo do Estado não cumpre prazo.




O caso da UTI pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro já se arrasta há 11 meses sem uma solução. Para complicar a situação, o Hospital Irmã Dulce alega que não vem recebendo recursos do Governo Estadual e ameaça também fechar seus leitos de UTI pediátrica, caso isso ocorra, teremos um apagão nessa área o que prejudicará todas as cidades da região.

Conforme reportagem do Jornal A Tribuna no dia 24 de maio, muitas crianças em estado grave vem sendo atendidas nas unidades semi-intensiva, na semana anterior, duas crianças foram levadas para a UTI Neo-natal que é para recém nascidos, contrariando o procedimento padrão.

A situação é grave e coloca em risco muitas crianças. Porque o Governo do Estado até o momento não solucionou o caso? Será que o Governador Geraldo Alckmin tem noção da gravidade do problema? Até quando a Baixada Santista vai ter que aguardar uma solução?
Notícia do Diário do Litoral onde o Governo do Estado promete abrir a UTI Infantil em 60 dias.

Jornal A Tribuna - nova promessa de abrir a UTI Infantil em 20 dias. Prazos não cumpridos.

Morte de uma criança por falta de leito na UTI Infantil?

Notícia do dia 24/05/2012 com o relato de vários casos relacionados a falta de UTI infantil, e os representantes do Estado justificando mais uma vez...Até quando as crianças da Baixada Santista vão ter que esperar?


Notícia do dia 24/05/2012, caso não existe entendimento entre a Prefeitura de Praia Grande (PSDB) e o Governo do Estado(PSDB), os leitos do Hospital Irmã Dulce podem fechar. Se isso ocorrer teremos um caos na região principalmente nos leitos de UTI Infantil.


Deputada Estadual Telma de Souza e vereadores de Santos vem lutando pela reabertura dos leitos de UTI Infantil do Guilherme Álvaro.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Artigo da Deputada Telma de Souza sobre a falta de investimentos do Governo Estadual na área da saúde.

Artigo da Deputada Estadual Telma de Souza


O blog divulga o excelente artigo da Deputada Estadual Telma de Souza sobre o abandono do Governo Estadual  na área da saúde (região da Baixada Santista), destacamos a questão da UTI pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro, cujos os leitos fazem muita falta para a região. O artigo foi publicado no dia 22/05/2012 no Jornal A Tribuna.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Campanha pela Instalação do Projeto Fábrica de Cultura nos Bolsões.


Queremos a Fábrica de Cultura na região dos Bolsões




Na sexta-feira, dia 18/05/2012 participei de uma reunião para discutir o novo viaduto do Jardim Casqueiro, em determinado momento pedi para falar e aproveitando a presença de representantes do Governo Estadual cobrei algumas questões prometidas e ainda não realizadas do Projeto Serra do Mar.

Uma delas é o projeto Fábricas de Cultura, quando ainda estava na Secretaria de Educação, participei de uma reunião com o representante do CDHU na época, João Abucater que falou da possibilidade da instalação de uma Fábrica de Cultura, próxima às duas novas unidades escolares que estão em construção. Na reunião do dia 18/05 o representante do Estado Edmur Mesquita disse que isso nunca foi apresentado para a cidade, já demonstrei minha indignação com o ato desrespeitoso do representante do Estado, e a sua total desinformação com relação ao andamento do projeto Serra do Mar.

Como cidadão e morador do Jardim Casqueiro, entendo ser fundamental a instalação de uma Fábrica de Cultura naquele local, pois, temos uma grande população que está sendo deslocada para aquele novo bairro e que merece um equipamento cultural, que certamente contribuirá para o desenvolvimento da região.

Num momento em que falamos do crescimento da violência, uma das melhores maneiras de prevenção é investir na educação, cultura e esporte. Por isso vou lançar uma campanha virtual pela Fábrica de Cultura na região dos Bolsões. Uma forma de sensibilizar o Governador do Estado Geraldo Alckmin para proporcionar a população da região esse importante equipamento cultural.

Imagem de uma Fábrica de Cultura instalada em São Paulo, nela ocorrem diversos cursos, teatro, música, dança, oficinas culturais, biblioteca, artes circenses  etc.


Conheça o projeto no link http://www.fabricasdecultura.sp.gov.br/


Queremos a Fábrica de Cultura.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Morte de mais um MC na Baixada Santista?

Não ocorreu a morte do Mc Luizinho foi apenas boato.



Na tarde do dia 21/05/2012 ocorreu um assassinato, as primeiras notícias falam da morte do Mc Luizinho, fato que foi desmentido por várias pessoas e pelo próprio Mc Luizinho. Nos últimos dois anos cinco MCs foram mortos na Baixada Santista, mas essa assassinato não tem relação com a morte de MCs.
A notícia causou apreensão na região, mas o boato já foi desmentido, o nome da pessoa que foi assassinado é  Luiz Pinto da Silva de 31 anos, o nome Luiz foi inicialmente relacionado a figura do Mc, mas várias pessoas pela internet solicitaram que a informação fosse checada, depois o próprio Mc Luizinho desmentiu o fato.

Confira a notícia no site do Jornal A Tribuna.

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=150123&idDepartamento=11&idCategoria=0

sábado, 19 de maio de 2012

O metrô e o Sussa de Soninha

Charge da Soninha e o Sussa




Há quase 20 anos o PSDB comanda o Estado de São Paulo, os diversos problemas na CPTM e a recente colisão de dois trens do metrô , coloca o sistema antes tido como seguro em cheque. Além disso, o Governador Alckmin colocar a culpa (no caso dos trens -CPTM) no aumento do número de passageiros é um absurdo, já que nos anos tucanos não ocorreram grandes ampliações do metrô e nem avanços nas políticas públicas de transporte de massa, portanto a culpa e dos próprios tucanos que não souberam planejar e executar obras para atender o crescimento da demanda.

Compartilho aqui a charge do grande Karras, um cartunista de Cubatão de grande talento.





Resultado da polítca tucana no transporte público.

Informações locais

Informações locais



Segundo nossas fontes locais, o alto forno inclusive já está funcionando, a informação e que foi uma descompressão do alto forno e ocorreu um pequeno incêndio na tubulação, não houve vítimas e a situação ficou sob controle.

As imagens mostradas pela televisão, hoje dia 19/05 apresentaram um incêndio relativamente grande e que envolveu um grande número de bombeiros, a informação local de que o incêndio foi de pequena proporção não corresponde as imagens apresentadas.

O blog vai aguardar as informações oficiais da USIMINAS para divulgarmos as próximas notícias.

O portal do Estadão já atualizou a notícia.
Conforme vão sendo publicadas as notícias estamos divulgando para a população.

Incêndio destrói forno da Usiminas no litoral de SP

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,incendio-destroi-forno-da-usiminas-no-litoral-de-sp,875105,0.htm

Fogo começou por volta de 23h de sexta-feira e 12 equipes dos bombeiros combateram as chamas. Ninguém ficou ferido


19 de maio de 2012 | 10h 43

Gheisa Lessa - estadão.com.br

Alto-forno II é usado para derreter metais - Reprodução TV
Reprodução TV
Alto-forno II é usado para derreter metais
 
São Paulo, 19 - Um incêndio de grandes proporções destruiu na madrugada deste sábado, 19, boa parte de uma alto-forno da Usiminas em Cubatão, litoral sul de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de 23h de sexta-feira, 18, e pelo menos 12 equipes combateram as chamas durante aproximadamente 6 horas. Apesar da usina funcionar em esquema 24/7, ninguém ficou ferido.
Segundo a empresa, a brigada militar da usina tentou controlar a situação, mas foi necessário chamar os bombeiros. A siderúrgica fica na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera/Guarujá), no Jardim das Indústrias. Não há informações sobre as causas do incêndio e uma perícia será feira no local.
De acordo a assessoria de imprensa da Usiminas, o prejuízo causado pelas chamas ainda não foi determinado. Segundo os bombeiros, toda a parte superior da torre foi consumida pelas chamas. No alto-forno II, onde aconteceu o acidente, é feito o derretimento de metais sob altas temperaturas, trabalho realizado com a utilização de diversos gases.

Notícia do portal G1 sobre a Usiminas

O portal G1 traz outras informações sobre a ocorrência na USIMINAS. Seria importante uma nota oficial da empresa, pois as noticias apresentam contradições, uns dizem que foi por conta de um procedimento operacional sem maiores consequências e outros falam da ocorrência de uma explosão. Confira a notícia do G1-Tribuna Santos.


Forno de empresa de Cubatão pega fogo após barulho de explosão

Bombeiros foram chamados cerca de duas horas depois do acidente.
Portaria da empresa ficou movimentada durante a madrugada.

Do G1 Santos
 
Incêndio em alto-forno de Cubatão (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Incêndio começou após suposto barulho de
explosão (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
 
O alto-forno dois da Usiminas, em Cubatão, no litoral de São Paulo, pegou fogo na noite desta sexta-feira (18). De acordo com testemunhas, o incêndio começou por volta das 21h. Trabalhadores relataram ter ouvido uma explosão pouco antes do fogo começar.
O Corpo de Bombeiros de Cubatão foi acionado apenas duas horas depois, por volta das 23h. Eles precisaram do reforço de caminhões pipa e de outras empresas do pólo industrial da cidade, além da ajuda das unidades de Santos e Guarujápara controlar o fogo. No total, 17 viaturas foram usadas durante a operação, que durou cerca de cinco horas.
A portaria da empresa, maior produtora de aços planos da América Latina, ficou movimentada durante toda a madrugada. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido. O difícil acesso ao local do incêndio dificultou o combate às chamas.
O G1 entrou em contato com a empresa, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Últimas informações da USIMINAS

Usiminas


ATUALIZADO às 08h08 do dia 19/05/2012

Segundo as últimas informações recebidas pelo Blog, a ocorrência na Usiminas foi por causa de um  procedimento operacional, a abertura do bleeder do alto forno ( exemplo da chama que é observada nas refinarias) ocorreu um problema e houve um princípio de incêndio, o Corpo de Bombeiros foi acionado, segundo informações não há vítimas e nem danos de equipamentos que já estão operando. O princípio de incêndio será apurado para verificar se ocorreu alguma falha.

O Blog procurou dar a notícia em tempo real, buscando informações com os jornalistas que estavam no local, já que muitas pessoas ficaram assustadas e preocupadas com o grande barulho e o clarão que ocorreu, felizmente as últimas informações dão conta de que nada de grave aconteceu. Vamos permanecer acompanhando e aguardando novas informações e uma nota oficial da empresa.

Aproveitamos para agradecer todas as pessoas que colaboraram com as informações.

A seguir todas as informações que foram coletadas durante a madrugada.



Informação do dia 18/05 aproximadamente 23 horas
Foi confirmado que o barulho que a população ouviu foi da USIMINAS, conversei com o José Mário (repórter e autor do Blog Giro Social) que está em frente a usina, carros do corpo de Bombeiros e viaturas do resgate entraram no local, foi visto fogo no local.
Acabei de receber a informação que entrou o quarto carro do corpo de bombeiros, um do resgate e um carro pipa.
Outras informações dão conta que foi apenas uma descompressão do auto-forno e sem maiores consequências, ou seja sem vítimas, as pessoas que estão em frente a usina  não tem acesso a mais informações, estamos em contato direto para obter maiores informações.
No momento ainda não temos nenhuma informação oficial da USIMINAS.

Informações do Jornalista Carlos Pimentel Mendes
Carlos Pimentel Mendes

Caros: estive na portaria da Usiminas às 21h50, uns 20 minutos depois do início desse barulho, e conversei com o superintendente de segurança da empresa, Rinaldo Luz, que declarou ser um procedimento de abertura de válvulas de segurança Bli...nder, para reduzir a pressão interna no alto-forno 2. Confirmei com o Corpo de Bombeiros de Cubatão, que chegou a deslocar viaturas e recebeu diversos telefonemas de moradores. A situação parecia calma, sem nervosismo, na portaria principal da empresa. Apesar disso, continuei monitorando o assunto junto com o fotógrafo Carlos Felipe, e recebi instantes atrás informações de que de fato houve feridos, mas sem gravidade, e que a situação estava controlada com a redução da pressão no alto-forno. Neste momento, 01h24 de 19/5, há viaturas de bombeiros rumando para o local, para dar apoio às brigadas internas.
Atualizando
Segundo o jornalista José Mário chegaram mais dois carros de bombeiros. Agora, 01h31 de 19/05.


Informações do Jornalista Allan Nóbrega às 02h11 do dia 19/05.

Como, pra variar, não há informações nos portais, vamos tentar organizar as informações que vários colegas estão repassando:

Houve um problema no alto-forno da Usiminas. Foi iniciado procedimento padrão visando resolver o problema (abertura de válvulas de segurança para diminuir a pressão interna), que aparentemente controlou o problema.

Há informações desencontradas sobre feridos ou não, já que os jornalistas na porta da usina não têm acesso ao interior e a empresa ainda não deu um posicionamento oficial.

Eu mesmo vi dois caminhões do Corpo de Bombeiros saindo de Santos rumo à Cubatão, para ajudar nos trabalhos. Eles já estão na usina.

Ao mesmo tempo, um acidente com um motociclista (que acabou morrendo) acabou interrompendo por alguns minutos o trânsito na Anchieta, na pista ao lado da Vila dos Pescadores. O trânsito ainda é lento no local.

Explosão na Usiminas?

Explosão na área da Usiminas?



Vários moradores de Cubatão, ouviram uma grande explosão, segundo informações o acidente teria ocorrido na área da Usiminas, sem vítimas, os fatos ainda não foram confirmados, algumas informações chegaram pelas redes sociais. Muitas pessoas relataram o forte barulho, alguns relataram que observaram um clarão, o blog continua buscando maiores informações e confirmação sobre o que aconteceu.

Tu serás....Baltazar - no Teatro do Kaos

Teatro do Kaos



Hoje às 20 horas a peça teatral Tu serás...Baltazar, ingresso R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).


 


Programação da apresentação da peça teatral A Falecida em São Sebastião e Peruíbe.

A FalecidaDireção: Marcos Felipe e Sandra Modesto
Direção Geral: Nelson Baskerville
___________________________________________
19 e 20 de Maio - Boiçucanga - São Sebastião
Praça PÔR DO SOL.

Sábado às20:00h e Domingo às 19:00h.
__________________
26 e 27 de Maio - Peruíbe
Espaço Cultural Chico Latin.

Sábado às20:00 e Domingo às 19:00h.
__________________
Patrocínio: Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.
Apoio: Sorvetes da Praia, Prefeituras (CUBATÃO, SANTOS, PRAIA GRANDE e GUARUJÁ).

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cubatão também é nome de um prato, você sabia?

Descobri essa receita no www.portalcantu.com.br o nome do prato é Cubatão, fica a dica...

Cubatão não é apenas uma cidade paulista, mas também um delicioso prato

 Receita do Portal Cantu confira o link.

http://www.portalcantu.com.br/portal/noticias/fique-por-dentro/item/4790-cubat%C3%A3o-n%C3%A3o-%C3%A9-apenas-uma-cidade-paulista-mas-tamb%C3%A9m-um-delicioso-prato-aprenda-a-faze-lo-aqui-no-portal-cantu



Esta deliciosa receita fácil de fazer e é uma delicia.



Ingredientes:

·         1 linguiça calabresa pequena cortada em cubos pequenos

·         1 batata cortada em cubos pequenos e cozida

·         1 tomate pequeno sem semente cortado em cubos pequenos

·         1/2 xícara (chá) de milho verde escorrido

·         1/2 xícara (chá) de ervilha escorrida

·         1 potinho de caldo de legumes KNORR

·         3 ovos


Modo de preparo:

1.     Em uma panela, frite a calabresa em sua própria gordura. Escorra e retire o excesso.

2.     Volte a linguiça para a panela, junte a batata, o tomate, o milho e a ervilha.

3.     Acrescente o potinho de caldo de legumes KNORR, misturando delicadamente.

4.     Bata ligeiramente os ovos e junte ao refogado, mexendo sempre. Refogue por mais 5 minutos. Sirva quente.

Fonte - Portal Vital


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Skina Bistrô - Dica para a semana

Skina Bistrô


Valorizar a cidade é uma das missões desse blog, vai a dica de um excelente local para comer, ouvir boa música e bater um bom papo.



Confira a programação do Skina Bistrô - na quinta-feira dia 17/05 - excelente som de Anderson Borges e um delicioso TEMAKI vale a pena.

18/05 - Mauro Hector - Papa da Guitarra- som da mais alta qualidade.

19/05 - Christopher Clark & Nando Basseto

20/05 - Marcos Paulo Nobrega

Prestigie nossa cidade.

Concurso de Cubatão - Edital de desclassificação

Concurso de Cubatão - Edital de desclassificação



Confira a publicação oficial no site da prefeitura www.cubatao.sp.gov.br





Fumaça em sala de cinema do Praiamar Santos

Fumaça esvazia cinema em shopping de Santos

Curto-circuito em uma das salas teria causado a fumaça.
Segundo o corpo de Bombeiros, não houve vítimas.

Do G1 Santos
Frequentadores de um cinema localizado em shopping de Santos, no litoral de São Paulo, tiveram que deixar o local às pressas devido à fumaça em uma das salas na noite desta quarta-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas.
O fato aconteceu em uma sala da rede Cinemark no Praiamar Shopping. De acordo com informações dos bombeiros, o que causou a fumaça foi um curto-circuito em uma das salas de controle do complexo e teria queimado uma peça de madeira. Não há informações de quantas pessoas estariam no local no momento do acidente. As demais sessões desta quarta-feira foram canceladas.
O G1 tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do Praiamar Shopping e da rede Cinemark, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Mais informações no link da Tribuna On-Line

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=149517&idDepartamento=5&idCategoria=0

Nascida em Cubatão (SP) , candidata quer se Miss Piauí.

Jéssica Santos de Cubatão, conseguiu uma vaga na Universidade Federal do Piauí, curso de veterinária através do ENEM (Sisu) programa do Governo Federal que possibilita a jovens de todo o país entrarem nas Universidades Públicas através do Exame Nacional de Ensino Médio.
Jéssica é mais uma cubatense que brilha, por isso o blog não poderia deixar de divulgar a notícia do site www.cidadeverde.com. Boa Sorte Jéssica, Cubatão torce por você.

Nascida em Cubatão (SP), candidata de Bom Jesus quer ser Miss Piauí


 
A bela Jéssica Santos, 21 anos, representa a beleza da cidade de Bom Jesus no concurso Miss Piauí. Entretanto, ela confessa que não tem laços sanguíneos piauienses mas, apesar disso, diz que ama e respeita o Estado e deseja representá-lo bem no Miss Brasil.

Evelin Santos/CidadeVerde.com
A jovem nasceu em Cubatão (SP), cidade que já foi considerada a mais poluída do mundo na década de 1980, mas que recebeu da ONU, em 1992, o título de “Cidade-Símbolo da Recuperação Ambiental”, por ter conseguido controlar 98% do nível de poluentes do ar.




Jéssica veio morar no Piauí em 2010 após ter sido aprovada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o curso de Veterinária no campus bonjesuense da Universidade Federal do Piauí. Atualmente, ela está no 5º período da graduação. “Antes eu não conhecia muito do Piauí, só sabia do calor e que a capital era Teresina. Hoje, tenho paixão pelo Estado e, se vou para São Paulo, não consigo ficar muito tempo. Logo quero voltar para cá”, afirma.

Arquivo Pessoal
Ela é uma prova da fase desenvolvimentista pela qual passa o sul do Piauí que acaba atraindo pessoas de outros estados. “Em Bom Jesus há muitas pessoas de fora, principalmente do Rio Grande do Sul, mas tenho alguns professores que são de São Paulo, como eu. Gosto muito da cidade e o povo piauiense é muito receptivo. Já me sinto do Piauí”, pontua.

Jéssica diz que esta é a primeira vez que se candidata a Miss, mas já participou de diversos concursos de modelo, sendo que ganhou seu primeiro título quando era criança como “Gatinha de Cubatão”. “A minha família sempre me apoia em tudo o que eu faço. A minha mãe chegando em Teresina e vou levá-la a Bom Jesus, mas ela sempre acompanha tudo o que sai pela internet”, descreve.

A estudante diz que pelo seu porte esguio, não fazendo dieta, “só se for para engordar”, mas fez academia regularmente e o seu segredo é apenas “muita água e protetor solar”.

Sobre as críticas que pode receber por não ser piauiense e almejar representar o Estado no concurso de Miss, a jovem é categórica. “Eu gosto muito do Piauí e acredito que dou muito mais valor do que algumas pessoas que não valorizam ou respeitam o Estado tanto quanto eu”, finalizou.

 Medidas

Altura: 1,73 metro, quadril: 93cm, busto: 85 cm, cintura: 75 cm.


Evelin Santos/CidadeVerde.com

Carlos Lustosa Filho

redacao@cidadeverde.com

Veja a reportagem completa no site http://www.cidadeverde.com/nascida-em-cubatao-sp-candidata-de-bom-jesus-quer-ser-miss-piaui-102047

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Veja contra a internet

Excelente artigo do jornalista Luis Nassif, abaixo a matéria e o link para o blog do jornalista.

A Veja contra a internet




Da CartaCapital

A Veja quer censurar a internet

A revista Veja tem medo do jogo da velha. O jogo da velha, no caso, são as hashtags, antecedidas pelo sinal #, para destacar vozes numa multidão de internautas – bobagens em alguns casos, mobilizações, em outros.
Para quem diz defender com a própria vida a liberdade de expressão, é preocupante. Nas 16 páginas desperdiçadas na edição do fim-de-semana em que tenta se defender, a semanal da editora Abril deixou claro: para ela, a liberdade de expressão não é um valor absoluto. Tem dono – ela e o reduzido grupo de meios de comunicação que se auto-qualificam de “imprensa livre”. Livre de quem? No caso da Veja, certamente eles não tratavam do bicheiro Carlos Cachoeira, espécie de sócio na elaboração de pautas da publicação.
Getúlio Vargas valia-se da expressão “aos amigos tudo, aos inimigos a lei”. A revista, em sua peça de realismo fantástico disfarçada de “reportagem”, a reformula: “aos amigos tudo (inclusive o direito de caluniar, manipular e distorcer), aos inimigos a censura. Ou não é isso, ao desferir um golpe contra as manifestações livres na rede e sugerir uma “governança” na internet, que os editores do semanário propõem? Eles tem urticária só de ouvir falar em um debate sobre a regulação dos meios de comunicação. Mas pimenta nos olhos dos outros…
Na própria peça de defesa, Veja distorce. Não foi a revista que derrubou Fernando Collor de Melo. É uma mistificação que só a ignorância permite perpetuar. A famosa entrevista do irmão do ex-presidente não teria resultado em nada. O que derrubou Collor foi o depoimento do motorista Eriberto França, personagem descoberto pela rival IstoÉ, na ocasião dirigida por Mino Carta.
Em termos de desonestidade intelectual, Veja se superou. Ao misturar aranhas, robôs e comunistas, a semanal de Roberto Civita produziu um conto de terror B. Nem se vivo fosse o falecido cineasta norte-americano Ed Wood, famoso por suas produções mambembes, toparia filmar um roteiro parecido. Além de tudo, a argumentação cheira a mofo, tem o tom dos anos da Guerra Fria. Quem tem medo de comunistas a esta altura? Nem na China.
PS: a lanterna na capa do semanário mostra outra coisa: calou fundo na editora o apelido Skuromatic, a lâmpada que provoca a escuridão ao meio-dia, dado a Roberto Civita por jornalistas da antiga redação de Veja.

Oficina Literária em Santos - Alessandro Atanes

Alessandro Atanes é funcionário público de Cubatão, trabalha na Secretaria de Comunicação, excelente profissional e que ministra uma Oficina Literária em Santos vale a pena conferir.

A seguir a reportagem da Tribuna on-line - www.atribuna.com.br

Oficina literária

Alessandro Atanes em conversa com o público


Da Redação

Tem início nesta segunda-feira, a oficina “Conheça Santos por meio da Literatura” com o jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes. São 12 encontros no Fórum da Cidadania e Cultura de Santos, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30. A oficina é gratuita e quem tiver interessa em participar deve se inscrever na sede do fórum, na Estação Sorocabana.

Em sua segunda edição, a oficina traz como novidades o módulo “Literatura contemporânea”, com a reunião de autores e editoras artesanais que têm produzido e mobilizado a atual cena literária da cidade. Outra novidade deste ano é a interlocução mais densa com a literatura latino-americana. “Por causa do tema do porto na literatura, venho traduzindo nos últimos anos uma série de autores hispano-americanos, muitos inéditos, e o diálogo entre os textos que tratam de nossa cidade, principalmente o porto, com outros que têm o mar e as viagens como tema pode se transformar também em uma fonte de conhecimentos sobre nossa terra”, comenta Atanes.

Nesse ano, em comemoração aos 10 anos do Fórum da Cidadania, a oficina ganhará também ares de grupo de estudo. A ideia é que os participantes possam eles mesmos criarem textos sobre as questões da cidade. “No ano passado, fizemos a edição de um livro artesanal com textos de sete participantes. Agora, com os 10 anos do Fórum, temos a oportunidade de articular ainda mais as questões literárias com as questões sociais, não de uma forma ilustrativa, mas aproveitando a natureza do texto ficcional para pensarmos a cidade de uma maneira que o Jornalismo e as Ciências Sociais não conseguem fazer. A proposta é que os livros apresentados na oficina sirvam como matéria-prima para que os participantes escrevam sobre a cidade, de forma poética, ou um estudo, o que for de sua preferência”, completa o professor.

A Oficina
O objetivo da oficina é oferecer aos participantes um panorama das obras literárias que têm a cidade e o porto de Santos como cenário, lendo e discutindo textos escritos por autores que aqui vivem e viveram, como Roldão Mendes Rosa, Ranulpho Prata, Narciso de Andrade, Flávio Viegas Amoreira, Alberto Martins, ou que por aqui passaram, como Pablo Neruda, Elizabeth Bishop, Oswald de Andrade, entre outros.

Alessandro Atanes
É mestre em História Social pela Universidade de São Paulo com a dissertação “História e Literatura no porto de Santos: o romance de identidade portuária Navios Iluminados” (2008), sobre como o ambiente portuário é descrito pela ficção deste romance de 1937 escrito por Ranulpho Prata e sobre como ela se relaciona com textos de outros escritores sobre o porto de Santos, como Pablo Neruda, Elizabeth Bishop, Blaise Cendrars e Jorge Amado, entre outros. Possui especialização em História e Historiografia e graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1995). Premiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Santos, publica nos próximos meses um livro sobre suas pesquisas.

A partir de sua pesquisa, o autor fez o texto-base e as composições do espetáculo “Rota Literária: um passeio poético pelo porto de Santos”, encenado em uma escuna que cruza o canal do estuário. É colunista do site PortoGente desde 2005, onde produz semanalmente textos sobre as relações entre História e Literatura, e um dos criadores e editor do blog Revista Pausa, de literatura e artes. É o autor da tradução para o português de “Voo de identidade”, do poeta peruano Óscar Limache, publicada em edição bilíngue artesanal pela editora Sereia Ca(n)tadora. Servidor público do município de Cubatão, atua no Departamento de Imprensa da Prefeitura.

ServiçoOficina literária, por Alessandro Atanes
Endereço: Estação da Cidadania - Avenida Ana Costa, 340
Horário: 19h30 às 21h30
Quando: a partir, e sempre, à segundas-feiras

Para maiores informações: 3221-2034

domingo, 13 de maio de 2012

Morte de MCs na Baixada Santista - repercute no Fantástico

Morte de MC Careca e MC Primo foram destaque no Fantástico




O Blog já vem comentando há algum tempo as mortes de MCs na Baixada Santista, o assunto foi matéria do Fantástico que mostrou que outros MCs sofreram ameaças. Um dos casos foi do MC Menor da PG, que inclusive cancelou shows por conta de uma ameaça telefônica. A matéria mostrou ainda dois outros cantores de funk que não quiseram se identificar e relataram as ameaças.
Familiares também comentaram a situação de medo por qual passam. Pais dos MCs assassinados ainda buscam resposta para os crimes.
 O assunto mostra a situação preocupante da Segurança Pública na Baixada Santista.

A reportagem traz também a discussão da relação da música Funk com a violência. Confira a seguir o link que mostra a reportagem completa.


 http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1680304-15605,00-ASSASSINATO+DE+MCS+EM+SAO+PAULO+ASSUSTA+CANTORES+DE+FUNK.html


Precisamos de PAZ.

Inscrição para o Clubinho de Férias dia 14/05


Na Secretaria de Educação tive oportunidade de apoiar esse excelente projeto. A Prefeitura Municipal de Cubatão continua apoiando o clubinho, parabéns a todos que realizam o projeto, principalmente aos policiais militares Salomé, Prates e Israel, parabéns a todos os voluntários e parceiros.

 

Clubinho de Férias de Cubatão está com inscrições abertas

Somente no dia 14 de maio, a partir das 9 horas

O Clubinho de Férias da 4ª Cia. PM do 21ºBPM/I, de Cubatão, abre inscrições somente no dia 14/5, para crianças de 05 a 10 anos de idade participarem das atividades de recreação, lazer e cultura desenvolvidas pela entidade.

Também estão abertas, na mesma data, as inscrições para candidatos a monitores voluntários, com idade mínima de 15 anos.

Para se inscrever é necessário que o responsável compareça ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cubatão - SISPUC, na Praça Getúlio Vargas, 138 - Vila Paulista, a partir das 9 horas, levando os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, comprovante de residência e número do cartão do SUS da criança. A inscrição é gratuita. Os telefones para contato são: (13) 3361-1770 e 3361-4018.

O objetivo geral do Clubinho é, durante o período de férias escolares, proporcionar a socialização entre as crianças, resgatar e fortalecer a autoestima, além de oferecer noções de civismo, segurança e companheirismo.
As atividades do Clubinho de Férias contam com o apoio da Prefeitura de Cubatão, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), indústrias e comércio local.

20120507- Inscrições_ Clubinho de Férias - ALSB
Ana Lúcia da Silva Borges
Mtb 59.539/SP                   

Veja, Twitter e TV Record.

A batalha no twitter



No dia 12 de maio vários internautas programaram um tuitaço contra a Veja, com a Hashtag  #VejaTemMedo, que ficou entre os Trends Topics durante mais de 8 horas. Para quem não conhece o twitter Tags são palavras-chave (relevantes) ou termos associado a uma informação. Hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo "#", que designam o assunto o qual está se discutindo em tempo real no Twitter.Os Trending Topics ou TTs são uma lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter pelo mundo todo. Valem para essa lista as hashtags (#) e nomes próprios.  (Fonte Wikipedia) .
Ou seja, durante um longo período do dia a hashtag #VejaTemMedo ficou entre os assuntos mais comentados, isso porque a Revista Veja acusa os twitters (como são chamados os usuários do twitter)de promoverem uma campanha contra a revista. 
O fato mostra a força das redes sociais que conseguem incomodar e questionar uma revista de circulação nacional, sobre suas relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Os twitters  cobram uma postura ética da revista.
Na reportagem a seguir o professor Laurindo Lalo da USP questiona o fato da Revista ter protegido o senador Demostenes mesmo sabendo de suas ligações com Carlinhos Cachoeira, a Veja foi além chegou a publicar uma matéria que colocava o senador como "Mosqueteiro da Ética".

Acompanhe a seguir a reportagem do Jornal da Record.



Na semana passada a Hashtag #VejaBandida também ficou entre os TT´s durante um bom período, o que provocou a reação da revista, o colunista Reinaldo Azevedo disparou críticas aos internautas. A Revista Veja chega a dizer que existe um esquema feito pelo que eles chamam de "blogueiros sujos" para burlar o sistema de Trend Topics. Na verdade o fato demonstra que a Veja não suporta ser questionada, não concorda com a democratização dos meios de comunicação, sente saudades do tempo em que ela fabricava as notícias  e mostrava "suas verdades" sem qualquer contestação.
A Veja a cada dia perde credibilidade, principalmente porque omitiu o fato da ligação do Senador Demostenes com Carlinhos Cachoeira, porque aceitou que um contraventor pautasse assuntos da revista e que um dos seus principais jornalistas tivesse fortes ligações com Cachoeira, não há qualquer problema da revista ter sua posição política o que não é possível e se aliar a bandidos para defender seus interesses.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Júlia a blogueira mirim

O que a Júlia curte na Internet


A Júlia tem três anos, mas já navega na Internet e já tem suas preferências, vejam as dicas da nossa blogueira mirim.


www.smartkids.com.br  o site tem vários jogos educativos, trabalha a lógica, criatividade e conhecimentos, a Júlia adora.


http://www.starsue.net - jogos da Dora aventureira, vários  jogos bem interessantes , esse é o site preferido da Júlia.


http://www.monica.com.br/diversao/games/fwelcome.htm a Júlia também gosta dos jogos da Turma da Mônica, embora faz algum tempinho que o site não recebe atualizações.


 ATENÇÃO - Júlia Inácio fala que não é bom ficar muito tempo na Internet, sempre que possível curta as atividades externas.


Melhor que a Internet é curtir a natureza, então se sair Sol já sabe....