sábado, 30 de março de 2013

Praça da Independência do Casqueiro teatro, música e dança dia 30 e 31 de março.

Projeto EmCena Brasil retorna a Cubatão


Apresentações de teatro, música e dança acontecem gratuitamente nos dias 30 e 31 de março, no Jardim Casqueiro

Com o apoio da Prefeitura de Cubatão, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e a Associação Abaré Arte em Cena, retorna à cidade o Projeto EMCENA BRASIL. O evento será realizado nos 30 e 31/3, das 15h às 22h, com entrada gratuita.

Um contêiner adaptado para palco será instalado na Praça Independência, no Jardim Casqueiro, onde acontecerão contações de histórias, espetáculos teatrais para crianças e adultos, além de circo, dança folclórica, sessão de cinema com curtas-metragens, mamulengo e muito mais.

A caravana, que percorreu mais de 120 cidades em todo o país, já atendeu cerca de 300 mil pessoas e irá visitar Cubatão. Com uma estrutura moderna que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 cadeiras e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresentará uma variada programação aos presentes, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, porém, com a vantagem de ser totalmente gratuita.

A Cia Abaréteatro administra o projeto desde 2007. A equipe é composta por 20 pessoas, entre atores, técnicos, monitores e traz cinco companhias de teatro, de circo e de mamulengo, que chegarão à cidade com os seus principais espetáculos. Todos os grupos têm na bagagem um excelente currículo, reconhecidos com premiações nos principais centros culturais e diversos festivais de cultura espalhados pelo Brasil e no exterior.

Ao todo serão 40 artistas e técnicos atuando em dois dias de evento. O excelente nível artístico e a interação com a plateia, presente em todas as apresentações, proporcionará aos espectadores o que há de melhor na área, num evento único, valorizando a cultura popular, o artista nacional e garantindo boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família.

Segundo Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto, "esses últimos seis anos de circulação nas mais variadas regiões de Norte a Sul desse país foram muito gratificantes, tanto para adquirir experiência como para aprender com a cultura de cada localidade", conclui. "Depois de mais de 500 mil quilômetros rodados, nós estamos, de fato, levando a cultura onde o povo está. E o mais importante é que o Emcena vem se consolidando como uma arena de congraçamento, de confraternização e de encontro do nosso povo com sua própria cultura, numa mostra efetiva de que o povo brasileiro, ao contrário do que dizem, tem muito bom gosto, aprecia a arte como um todo e participa ativamente ao se divertir com o gracejo do palhaço, ao se emocionar com a história bem contada e, como gente grande, sem pudor e nem preconceito, é capaz de reviver a criança que existe dentro de cada um de nós. E ao final, agradecido, retribui aplaudindo entusiasticamente todos os artistas".

Programação:
30/3
15h - Contação de histórias PEDROCA CATIMBIRIMBOCA - Cia Mão Livre
17h - Teatro para Crianças Boi Viramundo - Abaréteatro - Itanhaém
19h - Espetáculo de Mamulengo - As Folias no Terreiro do Sr Mané Pacaru Mamulengo da Folia - PE
20h - Sessão de Cinema - CINE CURTA BRASIL
21h - Espetáculo de Teatro para Adultos - A Noiva do Defunto - Andaime Unimep de Piracicaba

31/3
15h - Contação de Histórias - Mosquito faniquito do Siricutico - Cia Mão Livre
17h - Espetáculo de teatro para Crianças - Faz de conta que tem história - AbaréTeatro - Itanhaém
19h - Espetáculo de Danças Folclóricas - Grupo Zabelê Cubatão
20h - Espetáculo de Circo - Versão Brasileira - Los Circo Los de Campinas

Local: Praça da Independência, Jardim Casqueiro

Contação de História: Pedroca Catimbirimboca (Sábado 15 h) - O Pedroca entrou numa fria... Também, a professora Dona Carola muito antiga na antiga escola, só falava de como surgiu a água e seus irmãos e coisa e tal. Era vapor subindo, chuva descendo, montanha crescendo, rio aparecendo, sol se abrindo, lago nascendo e tal e qual. Mas, de tanto ouvir falar de pingo e água. Pedroca foi ficando apertado e, xiiiii... Pedroca não vai resistir...

Espetáculo para Crianças: O Boi Viramundo (Sábado 17h) - A Cia Abaréteatro traz o espetáculo O Boi Viramundo. Completando 20 anos de história, a Cia já acumulou mais de 90 prêmios nacionais e internacionais de teatro. Em seu elenco estão Lamparina (Orlando Moreno) com mais de 30 anos de carreira e inúmeras montagens ao lado de grandes nomes do Teatro e da TV brasileira, além de sua companheira Bonitinha (Luciana Marques). Juntos, trazem a graça e o humor necessários para completar com muita competência o melhor estilo do teatro infantil brasileiro. A plateia vai reviver os personagens de nosso Folclore como o Saci, Caipora, Boitatá e muito mais.

Teatro de Mamulengos: As folias do Terreiro do Seu Mané Pacaru (Sábado 19 h) - Seu Mané Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa será realizada. E eis que o conflito se estabelece: O coisa ruim, o "fut" como é chamado o diabo, invade a festa impedindo o casamento e obrigando a Marieta casar com ele. A brincadeira segue um roteiro estabelecido, porém o desfecho é sempre compartilhado com o público que opina e participa da brincadeira, dando mais sabor e colorido ao espetáculo. Dessa forma, temos uma representação autêntica do Mamulengo pernambucano. Com Danilo Cavalcante.

Sessão Curta Brasil (Sábado 20h) - Uma seleção de filmes premiadíssimos nos diversos Festivais de Cinema espalhados por esse país. A Sessão curta Brasil e uma seleção de quatro curtas-metragens de animação abordando a temática nacional, o folclore, as lendas e crendices populares, além de apresentar as diversas formas de animação já produzidas com muito esmero por produtoras renomadas no cenário nacional e fundações educacionais de arte cinematográfica.

Teatro para adultos: A Noiva do Defunto (Sábado 21h) - ANDAIME TEATRO UNIMEP conta a história de um homem que é confundido com seu primo que acaba de morrer, noivo de uma jovem encalhada, num misto de farsa e melodrama a montagem foi desenvolvida dentro do universo do circo-teatro, aproveitando pesquisa iniciada pelo grupo em 2003. Direção de Antonio Chapéu e formam o elenco da peça, Bruno Agulhari, Márcio Abegão, Jenifer Garcia , André Stenico, Thiago de Lucas e Joseane Bigaran.

Contação de História: Mosquito Faniquito do Siricutico (Domingo 15 h) - Frederico é um mosquito teimoso. Só porque voava muito bem, achava que podia entrar por qualquer janela sem mais nem menos. Até que um belo dia encontrou uma janela mais teimosa ainda. E se ele não aprender as palavras mágicas, vai ficar do lado de fora o dia inteiro ou para sempre. Então, Frederico abre seu coração para a magia das tais palavras?O texto é de Jonas Ribeiro e a Contação de Luciana Marques.

Espetáculo para Crianças: Faz de Conta que Tem História (Domingo 17h) - A Cia Abaréteatro traz o espetáculo Faz de Conta. No elenco, o Palhaço Lelé Pimentão ( Orlando Moreno) e sua companheira Belinha (Luciana Marques). Traze, a graça e o humor necessário para completar com muita competência uma perfeita dupla de clowns, no melhor estilo do circo- teatro brasileiro. O público assistirá momentos importantes da História do país, quando esses dois atrapalhados clows resolvem trabalhar em um circo que está fechando as portas. Para tentar salvar o espaço, decidem contar uma última história: "A História do Brasil - De Cabral à Republica Virtual". Só que desta vez tudo será diferente, pois está em jogo o palhaço e o circo, e o espetáculo tem que continuar....

Espetáculo de Danças Folclóricas: Grupo Zabelê de Maracatu (Domingo 19 h) - Iniciado oficialmente em 2009, como parte de um projeto mais amplo de resgate da cultura popular. Com 12 anos de existência, o grupo Zabelê vem atuando na Vila dos Pescadores, tendo 60 componentes, desde crianças até os mais idosos, dentro de uma proposta de integrar a família e a comunidade, promovendo os valores da vida e preservando a memória histórica do núcleo. O Grupo Zabelê de Cultura Popular leva o maracatu e as danças populares nordestinas que agregam o público e, além de acompanhar a apresentação, a plateia poderá aprender um pouco desta dança popular, já que os bailarinos realizarão oficinas-relâmpago entre os interessados.

Circo: Los Circo Los Versão Brasileiro (Domingo 21 h) - Dois artistas se reúnem, despretensiosamente, para criarem um espetáculo excelente. Neste encontro, vão surgindo versões tipicamente brasileiras de cenas clássicas do circo. Nele, encontramos variedade, cumplicidade e diversão para toda família. De forma agradável, os artistas convidam a platéia a visitarem o imaginário circense por meio da dança, da comicidade e do ilusionismo. Durante o espetáculo, várias modalidades circenses são apresentadas: o malabarismo, o palhaço, as acrobacias de solo e em dupla, todas contextualizadas e desenvolvidas valorizando a virtuose do artista circense e suas habilidades no picadeiro. Ao final uma grande surpresa com o clássico número das águas dançantes. No elenco estão Vitor Poltronieri e Rodrigo Mallet, com produção Andrea Desiderio e iluminação Alessandro Azuos, a concepção é do Los Circo Los.

Texto: Luciana Marques (Assessoria de imprensa do Projeto)
20130313-SECULT-EmCena Brasil-MM
Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Cultura

terça-feira, 26 de março de 2013

Reunião sobre o transporte universitário

Reunião com os Universitários



No dia 26 de março recebi uma comissão dos estudantes no auditório da Prefeitura, tivemos uma conversa muito boa e estabelecemos uma comissão para discutir de forma permanente as questões relativas ao transporte universitário e outros assuntos. Nossa primeira reunião com os representantes será no dia 13 de abril. Continuamos empenhados em garantir a continuidade do programa. Lamentamos a atitude de algumas pessoas que apenas tentavam pegar carona no movimento, os estudantes foram ouvidos e estamos com o canal de diálogo aberto.

Os estudantes que estão à disposição de buscar  soluções estão de parabéns é assim que construímos a democracia, vocês tem muito a ensinar a algumas pessoas que apenas fazem oposição por oposição e não buscam solução e sim o confronto, essas pessoas que se acham superiores as outras, mas vem demonstrando total falta de equilíbrio.

Lamento que um ex-vereador que já defendeu inclusive corte do transporte universitário em administrações anteriores (quando a arrecadação era muito maior) levou um veículo da campanha do ex-prefeito Nei Serra tentando pegar carona no movimento, porém os estudantes sabem separar aqueles que não querem resolver nada e nem buscar soluções.

Parabéns a todos os universitários que de forma organizada buscaram o diálogo, vamos juntos continuar construindo e buscando soluções.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Nota de esclarecimento sobre o Transporte Universitário


Nota

 

No dia de hoje aconteceram muitos boatos, uns dizendo que o transporte terminaria hoje, enfim quero esclarecer que a administração da prefeita Marcia Rosa vem buscando alternativas para vencer a crise. Já iniciamos no dia 25 de março gestões e busca de parcerias para resolver a situação.

Com relação a protestos acredito que essa atitude deveria ser tomada se a administração não se colocasse a disposição para dialogar, volto a afirmar que estamos a disposição para o diálogo. Enquanto isso não há descontinuidade do serviço como andaram espalhando boatos.

Lamento a atitude do jornalista Luiz Roberto que no facebook divulgou fatos que não são verdadeiros e utilizando dados incorretos prestou informações equivocadas, quero ressaltar que em nenhum momento fui procurado por este senhor que em tom irônico procurou atingir a minha pessoa. Lamento sua atitude enquanto profissional do jornalismo que deveria zelar pela informação correta.

O transporte continua e vamos buscar alternativas para a sua manutenção até o final do ano, discutindo novos critérios e alternativas junto com os estudantes.

 

domingo, 24 de março de 2013

Caixa começa a liberar FGTS para vítimas de enchentes em Cubatão

Nota do Blog: A prefeita Marcia Rosa e sua equipe estiveram empenhadas em buscar toda forma de atenuar os efeitos da enchente essa foi mais uma das ações desenvolvidas.

 

Notícia do site do Jornal A Tribuna www.atribuna.com.br


Caixa começa a liberar FGTS para vítimas de enchentes em Cubatão


Da Redação

A Caixa Econômica Federal em Cubatão iniciará, a partir desta terça-feira, o atendimento centralizado para receber os pedidos de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos moradores das áreas atingidas pelas inundações de 22 de fevereiro e do último dia 17 na cidade.

O atendimento será feito no Posto Temporário da Caixa, instalado exatamente para esse fim no Centro Social Urbano (CSU), que fica na Rua Salgado Filho, 249, no bairro Parque Fernando Jorge. O posto funcionará das 10 às 17 horas.

Terão direito ao saque do FGTS, autorizado pelos ministérios das Cidade, da Fazenda e do Trabalho, somente os trabalhadores que possuam conta vinculada, com saldo, e que comprovem residir nas áreas alagadas ou atingidas pela enchente, sob Estado de Emergência reconhecido pela Prefeitura de Cubatão.

Os trabalhadores titulares das contas serão atendidos conforme a data de nascimento, seguindo um calendário anexo, desta terça-feira até o próximo dia 11. Aqueles nascidos em janeiro serão atendidos terça-feira; os de fevereiro, na quarta-feira; as pessoas que fazem aniversário em março, na quinta-feira; as de abril, no próximo dia 1 de abril; as de maio, no dia 2; aquelas de junho, dia 3; as de julho, dia 4; em agosto, dia 5; os nascidos em setembro, dia 8; em outubro, dia 9; em novembro, dia 10; e, em dezembro, dia 11.

Os bairros afetados pelas fortes chuvas foram: Costa Muniz, Vale Verde, Vila Natal, Vila São José, Água Fria, Vila Esperança, Vila Noel, Costa e Silva, Vila Nova, Ilha Caraguatá, Afonso Schmidt, Parque Fernando Jorge, Parque São Luis, Jardim São Francisco, Posto Paulínia, Bairro dos Pilões e Vila Varandas.

O valor do saque será o saldo disponível na conta vinculada na data da solicitação, limitado à R$ 6.220,00. Após dar entrada na documentação, o trabalhador deverá aguardar o prazo regulamentar, de cinco dias úteis, para realizar o saque. O FGTS pode ser sacado em qualquer agência da Caixa.

Desabrigados
Cubatão sofreu dois fortes temporais, em 22 de fevereiro e no último dia 17. Essas tempestades afetaram a vida de 65 mil pessoas (cerca da metade da população), destruíram 350 moradias e eixaram 980 famílias desalojadas (pessoas que perderam tudo e estão abrigadas em casas de parentes ou amigos).

O custo da tragédia, segundo a prefeita Marcia Rosa, supera os R$ 12 milhões. Os valores se referem aos gastos com a limpeza de vias, a destinação final do entulho e os custeios das ações emergenciais às vitimas.

O Governo do Estado comprometeu-se a liberar auxílios-moradia no valor de R$ 400 para cada família. A primeira parcela será de R$ 1,2 mil, para ajudar no pagamento do seguro caução, que costuma ser cobrado nos contratos de aluguel das moradias.

sábado, 23 de março de 2013

Projeto Circular HIstórias - inscrições abertas confira.

Projeto Circular Histórias tem oficina de contação de histórias em Cubatão


Professores, atores, contadores e público em geral podem participar. Inscrições estão abertas até 27 de março, na Secult.


Professores de Cubatão podem se inscrever nas oficinas de contação de histórias promovidas pelo Projeto Circular Histórias. As inscrições estão abertas até 27/3, das 9h às17h, na Secretaria de Cultura (Av. Nove de Abril, 2275) ou pelo email cultura@cubatao.sp.gov.br. Mas atenção: são 40 vagas e serão selecionados os primeiros inscritos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3362-0851.

As oficinas acontecerão nos dias 30/3 e 7/4, das 14h às 18h, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977). Mas essa atividade é apenas uma das outras oferecidas pelo Projeto. Na verdade, o Circular Histórias trata-se de um ônibus cheio de atores e boas histórias. O veículo, que vira um teatro num piscar de olhos, oferece sessões de teatro para os alunos em sessões às 9h30, 10h30, 14h e 15h. Todos os dias em que o ônibus estiver estacionado com apresentações para as escolas, à noite será a vez da comunidade participar assistindo a sessão de cinema sempre às 18h. Para participar, basta retirar um ingresso gratuito com 30min de antecedência.

Cada dia estará em um colégio diferente:


25/3 - CEU III (UME Prof Marta Josete) – Rua Assembleia de Deus, 65

25/03 – UME Estado de São Paulo – Rua Marechal Rondon, 201 – Pq. Fernando Jorge

25/3 à noite - ficará estacionado em frente ao CEU III

26/3 – UME Jayme João Olcese

26/3 – UME Estado de São Paulo

27 e 28/3 - UME Jayme João Olcese

Dias 26, 27 e 28/3, o ônibus ficará estacionado na Praça Viva (Pça Euclides Figueiredo)

1º/4 – UME Profª Almerinda Monteiro de Carvalho – Rua Martim Afonso, 191 – Casqueiro

1º/04 – UME Estado de Pernambuco – Rua Espanha, 258 – Casqueiro

2, 3 e 4/4 – UME Antônio Ortega Domingues – Rua Martim Afonso, 160 – Casqueiro

Noite de 1, 2, 3 e 04/04, o ônibus ficará estacionado em frente à UME Ortega

5 e 8/04 – UME Luiz Gustavo de Lima – Rua das Flores, 71 – Vila Natal


O Projeto Circular Histórias - Quem já não ouviu, sem querer, a história de alguém, simplesmente por estar na mesma viagem, dentro de um ônibus? Quem já não cruzou com pessoas incríveis em passeios de ônibus e que depois nunca mais encontrou? Foi pensando nessas situações que Talita Berthi e Douglas Zanovelli resolveram criar o projeto Circular: Histórias do Mar. Usando um ônibus urbano adaptado para apresentações teatrais, eles e seus atores circulam por escolas públicas e oferecem aos alunos entrada gratuita em sessões pelas manhãs e tardes.

Dentro do ônibus foi criado um ambiente aconchegante para valorizar o ato de escutar, observar, sentir e compartilhar, onde o espectador vive a cena ao lado do ator. “O público é testemunha presente dos sentimentos mais puros dos personagens e transcende junto com ele as barreiras do real e do imaginário” explica Talita Berthi, produtora do projeto.

O espetáculo Histórias do Mar que integra a programação foi montado exclusivamente para o ônibus, utilizando recursos de maquinarias e traquitanas para movimentar bonecos, tecidos e criar efeitos de som e luz. Na temática do espetáculo, o Grupo Teatro Aberto interage com o universo da região, pois traz fatos e personagens ligados ao mar e à cultura caiçara. “Queremos levar para os alunos um pouco do universo da cultura caiçara, seu modo de viver em harmonia com o meio ambiente, suas festas e sua ligação com os mistérios do mar” explica Douglas Zanovelli, autor do texto. O texto tem a direção de Ednaldo Freire, dramaturgia de Douglas Zanovelli e conta com Edivaldo Costa e Rogério Ramos no elenco.

Além das apresentações para alunos da rede pública de ensino, o ônibus-teatro também será estacionado em praças públicas de Cubatão para apresentações gratuitas a toda a comunidade. A realização é do Grupo Teatro Aberto e da BERTHI Produção e Arte e conta com patrocínio da Usiminas, através do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado de São Paulo e apoio das Prefeituras Municipais de Cubatão e São Vicente através das Secretarias de Cultura e de Educação.


Locais onde o ônibus ficará estacionado:

Apresentações exclusivas para as escolas municipais de Cubatão entre os dias 25 de março e 08 de abril (veja a relação completa das escolas no site www.circularhistorias.com.br).

Apresentações gratuitas a toda a comunidade (limite de 45 pessoas por sessão / retirar ingresso gratuito no local com 30 minutos de antecedência):

30/3 - Praça Viva (Praça Gen. Euclides de Oliveira Figueiredo) – Jd. Costa e Silva

7/04 - Novo Parque Anilinas


Programação nestes dias:

16h - Teatro: Histórias do Mar

17h - Teatro: Histórias do Mar

18h30 - Cinema: Thomás Tristonho

19h30 - Sarau - Projeto Palavrório: Música e Literatura


Texto: Assessoria de Imprensa do Circular Histórias

20130322-SECULT-Circular Historias Professores-MM

Programa CPFL nas escolas quer conscientizar estudantes sobre uso racional de energia.


Programa CPFL nas Escolas quer conscientizar estudantes sobre uso racional de energia

Professores municipais vão utilizar kits da Procel para difundir conceitos básicos do uso da energia para a garotada

Depois de passarem por uma formação organizada pela CPFL Piratininga, nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20, um total de 120 professores municipais, que atuam nas classes de 4º e 5º anos, vão difundir para seus cerca de três mil alunos conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Munidos dos kits do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e de material de apoio, os professores vão conscientizar a garotada sobre questões como o panorama energético brasileiro, os conceitos ambientais, as fontes de energia renováveis e o desperdício de energia.

Durante os dois dias de formação, realizada no Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), os professores tiveram acesso a textos, vídeos e participaram de discussões em grupo sobre os temas ligados ao uso racional de energia. Eles receberam também material de apoio para uso em sala de aula, fichas de acompanhamento do programa e o kit Procel do aluno e do professor.

 

Caminhão – A partir de agora, os professores vão aplicar os conceitos dos kits em sala de aula e, quando todos já estiverem familiarizados com o uso de energia de forma consciente, alunos, professores e a comunidade em geral terão a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, um caminhão onde serão desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e utilização racional dos recursos. Além disso, serão desenvolvidas atividades lúdicas e artísticas (filme e peça teatral) sobre o tema “Energia”.

O CPFL nas Escolas é realizado na rede municipal de ensino graças a uma parceria firmada com a Prefeitura de Cubatão. O Programa segue proposta aprovada junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e acontece simultaneamente em 500 escolas municipais de todo o Estado, nas cidades da área de atuação das distribuidoras do Grupo CPFL Energia.
 
Texto: Cecília Beu. MTb 22.332
20130320-SEDUC-CPFL nas Escolas-CB

Sobre orçamento, Gastos da Educação, Bolsas de Estudo, Transporte Universitário, a crise e a oposição.


Sobre Orçamento, Gastos da Educação, Bolsas de Estudo, transporte universitário, a crise e a oposição.

 

            Nas redes sociais muitas vezes circulam informações distorcidas e que não explicam de fato o que ocorre, esse texto tem o objetivo de  explicar alguns pontos.

            A Educação tem por obrigação gastar 25% do orçamento municipal, como a previsão para arrecadação da chamada fonte 1 é de 550 milhões, portanto a educação teria aproximadamente 137 milhões, estão excluídas dessa conta as verbas carimbadas como QESE, PNAE e PNATE verbas destinadas a transporte e merenda. Esses 25% devem ser aplicados na educação básica (da creche ao ensino fundamental) não sendo permitido o gasto com o ensino superior (bolsas de estudo e transporte universitário). Com a crise esses recursos que vão além dos 25% são os mais afetados, começamos o ano com um contingenciamento de 20% o que implicou na redução dos ônibus universitários de 30 para 24.

            As fortes chuvas que atingiram o município no dia 22 de fevereiro provocaram gastos que não estavam previstos e apertaram ainda mais o orçamento, principalmente na chamada fonte 1, implicando em aumento do corte de gastos.

            Para termos uma ideia dos gastos da educação temos uma folha de pagamento anual de 99 milhões de reais, parte desse pagamento é feito com o FUNDEB mais de 54 milhões e o restante com verbas da Fonte 1, além disso temos cerca de 26 milhões para o fundo de previdência, esse ano devemos ter um aumento dos recursos do Fundeb, no entanto, volto a frisar esses recursos não podem pagar nem bolsas de estudo, nem transporte universitário.

            Para tentar fazer frente à crise, todos os secretários municipais vão buscar recursos na esfera estadual e federal. Na educação já conseguimos uma emenda da Deputada Estadual Telma de Souza de 250 mil para aquisição de equipamentos, livros, materiais de cunho pedagógico também através do PAR (Plano de Ações Articuladas) estamos buscando verbas junto ao governo federal, no dia 23 de março, a prefeita assinará convênio junto ao governo estadual para o Creche Escola (obtenção de recursos para a construção de uma unidade de educação infantil), firmamos dois convênios (sem custo para o município) com a CPFL e com o Instituto Querô para as unidades de educação municipais. No dia 26 de março estarei junto a Secretaria Estadual para discutirmos recursos para a merenda e transporte de estudantes.

            Com relação à Bolsa de Estudos estamos pagando as renovações e ficam suspensas novas concessões de bolsas  para termos a continuidade do transporte universitário vamos buscar parcerias junto as empresas do polo industrial para tentarmos manter esse benefício, caso isso não ocorra vamos conseguir manter o transporte até o mês de maio. Vale lembrar que o Governo Federal ampliou consideravelmente a oferta de bolsas de estudo com o PróUni e o FIES – crédito estudantil, vamos buscar junto ao Ministério da Educação o estudo da possibilidade de atender alunos da nossa cidade. Na próxima segunda-feira dia 26 já agendamos reunião com a Secretaria de Educação de São Paulo para discutir os convênios de merenda e transporte, isso pode trazer mais recursos para o município, não se trata de transporte universitário, mas ajustes podem melhorar a situação financeira.

            A prefeita Marcia Rosa não tem medido esforço para vencer a crise, enquanto isso muitas pessoas na rede social espalham falsas informações como a de que temos muitos cargos comissionados, somos uma das cidades com o menor número de cargos comissionados da região, Praia Grande, Santos, Guarujá, São Vicente tem muitos mais cargos em comissão do que a cidade de Cubatão. Algumas pessoas usam fakes para agredir, ofender e sequer conseguem fazer um debate de bom nível, afinal a crítica também é importante.

            A Secretaria de Educação está aberta para dar todas as explicações e mostrar os números, nossa ideia e buscar soluções ao contrário de alguns que ficam nas redes sociais com ataques muitas vezes baseados em falsas informações, ou mesmo ficam com ofensas pessoais e que nada acrescenta ao debate. Antes de qualquer manifestação a Secretaria de Educação está aberta ao diálogo e a busca de soluções.

            Neste momento precisamos de uma oposição responsável e que possa contribuir através da crítica construtiva. Vamos ter um 2013 difícil de ajustes, mas tudo está sendo feito para termos um 2014 melhor.

 

sábado, 2 de março de 2013

Livraria Móvel da UNESP até domingo no Parque Anilinas

A livraria móvel da UNESP vai ficar até domingo no Parque Anilinas, bons livros e bons descontos principalmente para funcionários públicos, hoje tive um tempinho nestes dias tumultuados e comprei dois livros para a minha filha Júlia e o livro "A menina que roubava livros", vale a pena conferir.

Confira a notícia do site da Prefeitura.

Livraria móvel da Unesp chega a Cubatão

Nas próximas duas semanas, unidade circulará entre a Biblioteca Municipal e o Parque Anilinas

Até 3 de março, os cubatense têm pela primeira vez a oportunidade de frequentar uma livraria. É que nesta quinta-feira, dia 21, o caminhão da Livraria Unesp Móvel, projeto da Editora Unesp, chegou à cidade e fica estacionado em frente à Biblioteca Municipal, na Avenida Nove de Abril, durante dois dias. No final de semana, dias 23 e 24, a livraria móvel se desloca para o Parque Anilinas. Na semana seguinte, o caminhão volta para a frente da biblioteca nos dias 28/2 e 1º/3 e retorna para o Parque Anilinas no final de semana, dias 2 e 3/3.

Nas primeiras horas de funcionamento, o movimento já mostrava que a cidade comporta a instalação de uma livraria. A professora de matemática Márcia Helena Marques Rabelo, da Rede Municipal, saía do local com nove livros, dois da área de Direito para o filho que está estudando para concurso e o restante sobre Educação e Pedagogia. "Tem muito estudante universitário na cidade e essa experiência pode despertar editoras e livreiros a trazer uma livraria para Cubatão", comenta.

Quem também andava por ali era o artista Tótila Ártigas, que atua como palhaço. Ele estava escolhendo entre "O Hobbit", clássico de J.R.R. Tolkien recentemente levado ao cinema, e "Palhaços", do artista Mário Fernando Bolognesi.

Descontos - Para marcar a presença na cidade, a livraria anunciou uma política de descontos de 30% para todos os livros da Editora Unesp para a população em geral. O desconto chega a 50% para os servidores municipais e funcionários da Associação Comercial e Industrial de Cubatão. Já os livros das demais editoras terão desconto geral de 15%.

A Livraria móvel - Conduzida e operada pelo livreiro-motorista Jorge Menezes, que atua no ramo de livros há 15 anos, a Livraria Unesp Móvel tem área de 20 metros quadrados, espaço suficiente para receber cerca de 28 clientes ao mesmo tempo. Essa metragem é alcançada com a abertura da porta lateral do baú (que mede 4,50m x 2,40m x 2,20m de altura). A capacidade é de 2 mil livros, que são acomodados e expostos em estantes que circundam o veículo, e ainda em duas prateleiras posicionadas na parte central, podendo acomodar até 28 pessoas. A livraria carrega também dois computadores - um para registro de vendas e outro, com tela voltada para o exterior, para uso do cliente, que assim pode pesquisar e comprar livros a partir do site da Livraria Virtual da Editora Unesp.

"Nosso objetivo sempre foi alcançar o leitor onde quer que ele esteja", diz José Castilho Marques Neto, presidente da Editora Unesp e idealizador do projeto. "Já tínhamos a livraria física, da Praça da Sé, e a Livraria Virtual. A loja móvel é mais um canal de acesso ao livro. Mesmo em tempos de distribuição online, é importante apresentar o livro físico ao leitor."

20130221- secult - livraria móvel unesp - AA
Imagens: Allan Nóbrega
Alessandro Atanes
MTb 650/96 DRT-MT