quarta-feira, 14 de março de 2012

Educação pública de Cubatão é a mais bem avaliada da Baixada, segundo o IPAT


Cubatão tem o ensino público melhor avaliado da Baixada Santista, segundo o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT). De acordo com pesquisa realizada dias 14 e 15 de fevereiro na Cidade e nos outros oito municípios da região, 35,4% dos moradores de Cubatão avaliam como boa ou ótima a educação do Município.

Entre os demais municípios pesquisados, Cubatão ficou bem acima dos resultados alcançados. Praia Grande somou 29% de bom e ótimo; Santos obteve 26,1% de aprovação; Litoral Sul teve 22,3%; São Vicente ficou com 21,7% e Guarujá/Bertioga obteve 18,8%.

A pesquisa aponta que os moradores de Cubatão também preferem a escola pública para matricular seus filhos. Um total de 42,5% dos entrevistados disseram que, se tivessem que estudar ou matricular um filho em uma escola, escolheriam a rede pública. Apenas 23,8% preferiram a rede privada na Cidade nesta questão. O resultado também difere das demais cidades da região, onde a rede privada é mais bem avaliada e segue na preferência dos entrevistados.

Ainda segundo a pesquisa, a escola pública da Cidade é considerada ótima e boa por 37,5% dos pesquisados. Já 36,2% a consideram regular e outros 25% a avaliaram como ruim ou péssima.
Para o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio, o resultado da pesquisa reflete os investimentos que a Prefeitura vem fazendo na área desde o lançamento do Plano de Atenção à Educação (PAE), em novembro de 2009. “Estamos muito felizes com essa avaliação. Nossa pasta já havia sido a melhor avaliada na pesquisa IPAT sobre a aprovação do Governo Municipal. Agora, temos a certeza de que estamos no caminho certo, investindo na formação e valorização dos professores; no conforto e bem-estar dos alunos e na renovação dos próprios municipais, com as reformas das escolas e a implantação de um novo visual, com acessibilidade, instalação de elevadores e aparelhos de ar-condicionado, tornando a escola mais agradável para se aprender e ensinar”, avalia.

Fábio Inácio acredita que a preferência dos moradores de Cubatão pela rede municipal deve-se também à implantação do Ciclo de Alfabetização, à entrega de notebooks para professores e alunos e à abertura de novas vagas na Educação Infantil, garantindo o acesso à escola pública de qualidade desde a primeira infância.

Texto: Cecília Beu (MTb 22.332
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário