quarta-feira, 26 de março de 2014

Participação no 6º Seminário - Líderes em Gestão Escolas e 14º Congresso Estadual da UNDIME


Participação no 6º Seminário – Líderes em Gestão Escolar e 14º Congresso Estadual da UNDIME. 


                Participei nos dias 24,25 e 26 do Seminário da Fundação Lemann – Líderes em Gestão Escolas e do 14º Congresso Estadual da Undime na cidade de Atibaia-SP, foram mais de 350 secretários de educação reunidos.


         Os principais temas debatidos foram o PNE – Plano Nacional de Educação, a reformulação ou elaboração dos Planos Municipais de Educação, Desafios da Educação Infantil, Base Nacional Comum e o Regime de colaboração entre Governo Federal, Estados e Municípios.

         Participei da mesa de abertura do Seminário Estadual da UNDIME e aproveitei para propor um debate sobre a situação dos municípios que tem problemas com a situação dos professores de educação infantil I (caso das pajens, auxiliares etc.). Muitos municípios realizaram a mudança da lei, e, portanto, a UNDIME vai criar um grupo de trabalho para buscar soluções e propor o debate com os demais órgãos. O caso de Cubatão sobre as PDI´s está no Supremo Tribunal Federal, continuamos nossa luta pelo reconhecimento das ex-pajens como professoras. Quero aproveitar e ressaltar o trabalho das Professoras de Desenvolvimento Inicial e vamos continuar essa batalha.
         Outro ponto importante e que assim que for aprovado, é o Plano Nacional de Educação, vamos revisar nosso Plano Municipal de Educação de acordo com o PNE, será constituída uma comissão para cuidar desse encaminhamento. A ideia é elaborar um plano que vire lei e seja votado pela Câmara Municipal, uma dificuldade que vamos enfrentar e que o Estado de São Paulo ainda não possui um plano estadual de educação.

         A necessidade de termos uma Base Nacional Comum também e de extrema importância para termos uma educação de qualidade, países que tem essa base tem avançado na educação como os exemplos de Cuba e Finlândia.
         Por último o que foi mais enfatizado, os Planos Municipais de Educação devem ser políticas de estado e sejam respeitadas e cumpridas pelos governos independentes da bandeira partidária.
         Interessante conhecer municípios que tem um número de alunos menor do que algumas de nossas unidades municipais e também enfrentam desafios. A troca de experiências e compartilhamento de problemas e soluções são  de fundamental importância.
         Foi um excelente seminário e sai com as energias renovadas para enfrentar os desafios de ter uma educação melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário