quinta-feira, 15 de março de 2012

Escolas ganham teclado e professores participam do Projeto Brincadeiras Musicais Palavra Cantada
Postado por Departamento de Imprensa   
Qua, 14 de Março de 2012 19:13
Evento na UME D. Pedro I marcou a entrega simbólica dos teclados e o lançamento da formação para professores e coordenadores
O ensino da música está se consolidando cada vez mais nas escolas da rede municipal de Cubatão. Na manhã desta quarta-feira, dia 14, nas dependências da UME D. Pedro I, o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio, concretizou mais um importante passo para a retomada da educação musical nas escolas municipais, com o lançamento da formação para professores e coordenadores pedagógicos do Projeto Brincadeiras Musicais Palavra Cantada.

Com o olhar voltado para a primeira infância e Ciclo de Alfabetização (1º a 3º ano), a formação será ministrada pela equipe pedagógica do grupo infantil Palavra Cantada, conhecido nacionalmente por suas músicas inteligentes e criativas, que agradam em cheio o gosto da garotada.

Durante o evento, o secretário também entregou simbolicamente um teclado da marca Yamaha, modelo PSR – E423, com capa, suporte, pedal e fonte para cada unidade escolar da rede municipal.

O lançamento foi acompanhado por pais de alunos da UME D. Pedro I, que prestigiaram a apresentação musical dos filhos que estudam nas classes do 1º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, as crianças cantaram a música “A Sopa”, do grupo Palavra Cantada, tocada pela professora Cecília no novo teclado da escola.

Com a sensação de mais um objetivo cumprido, a professora Sonia Onuki, que coordena a introdução do ensino de música na rede municipal, agradeceu o empenho da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para a aquisição do material didático musical do grupo Palavra Cantada e também pela formação de professores e coordenadores, que terá início no dia 27 de março.

Falando em nome da equipe pedagógica do Palavra Cantada, a coordenadora de formação, Tatiana Ubinha, lembrou que o objetivo é restabelecer um ambiente musical dentro da escola através da brincadeira. “Os kits do Palavra Cantada preparam os professores e dão o suporte necessário para trazermos verdadeiramente a música para o ensino escolar”, explicou.

Fábio Inácio, que representava a prefeita Marcia Rosa no lançamento da formação, falou sobre a satisfação em oferecer para a rede municipal o material didático e a formação do grupo Palavra Cantada. “A música traz alegria e é essa alegria que queremos ver nas nossas escolas”, disse, lembrando que os investimentos da Seduc na área de música e nas demais áreas estão sendo bem aceitos pela população. “A educação de Cubatão teve a melhor avaliação da Baixada Santista, de acordo com a recente pesquisa IPAT/A Tribuna. Isso demonstra o reconhecimento do trabalho de todos, professores, equipes técnicas, funcionários, alunos e pais”.

Kits – Professores e alunos do Ciclo de Alfabetização vão receber os kits do Palavra Cantada. Composto por um exemplar do livro do aluno, manual do professor, um CD e um DVD do grupo Palavra Cantada, o kit do professor será entregue para cada participante do curso. Os alunos receberão um livro didático para ser usado nas aulas de música.

Já a formação do Projeto Brincadeiras Musicais do Palavra Cantada terá 27 horas de aulas e será realizada em quatro encontros para professores e três para coordenadores pedagógicos, entre março e outubro.

Para a coordenadora pedagógica da UME Estado de Minas Gerais, Rosana dos Santos, participar da formação será importante para poder auxiliar os professores a utilizar o material didático do grupo em sua totalidade. “No ano passado, recebemos os CDs e DVDs e já os utilizamos nas aulas. O material é excelente. As crianças adoram. Agora, com a formação, vou poder passar as informações para os professores durante os HTPCs e teremos um trabalho mais homogêneo e com o máximo de aproveitamento do material”, disse.
Texto: Cecília Beu (MTb 22.332)
Link para imagens:
20120314-SEDUC-palavra cantada lancamento-CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário