segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cubatão já cumpre desde 2010 lei da obrigatoriedade da Educação Infantil aos 4 anos


Na Cidade, não há déficit de vagas para esse nível de ensino

 As crianças de Cubatão não enfrentam filas de espera para ingressar nas escolas municipais de Educação Infantil II aos 4 anos. Desde 2010, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) já atende a totalidade de sua demanda na faixa dos 4 e 5 anos de idade.

De acordo com a Central de Vagas da Seduc, as mães de crianças com 4 anos completos que procuram o serviço são atendidas prontamente. Hoje, estudam nas pré-escolas municipais 1.420 crianças nas classes de 4 anos e outras 1.530 nas de 5 anos.

"Em 2009, quando assumimos o Governo Municipal, tínhamos cerca de 700 crianças na lista de espera por vagas nessa faixa etária", garante o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio. De lá para cá, a Seduc equacionou o problema. "Desde 2010 já estamos cumprindo esta nova lei que obriga os municípios a atender todas as crianças com 4 anos de idade na Educação Infantil II até 2016", destaca.

Para o secretário, a importância do ensino pré-escolar é essencial para as crianças. "Estudos mostram que esses alunos que frequentaram a Educação Infantil aprendem melhor durante sua vida escolar e se tornam adultos com melhor capacidade intelectual, daí a validade da nova lei", explicou.

Recursos - Fábio Inácio acredita que muitos municípios terão dificuldades para cumprir a legislação porque vão faltar recursos para esse atendimento e defende uma mudança na Lei de Responsabilidade Fiscal. "Para garantir novas vagas, as redes de ensino precisam contratar mais professores e funcionários de apoio escolar. Isso acabará comprometendo a folha de pagamentos das prefeituras", esclarece.

Para ele, a alternativa seria desvincular os gastos com o funcionalismo da área educacional ou criar mecanismos para auxiliar o custeio dessas contratações. "Se não houver uma mudança nesse sentido, iremos engessar ainda mais as possibilidades das folhas de pagamentos dos municípios", esclarece, lembrando que a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) já propôs essa discussão entre os seus representantes.
 
20130412-SEDUC-obrigatoriedade 4 anos-CB.
Cecília Beu
MTb 22.332

Nenhum comentário:

Postar um comentário