quinta-feira, 15 de março de 2012


Banda Marcial dá início ao “Música no EJA” em grande estilo

Concerto especial lotou o pátio da UME Martim Afonso, no Jardim Nova República
Um teatro no pátio da escola municipal. Estudantes do período noturno da UME Martim Afonso, no Jardim Nova República, acompanharam um concerto da Banda Marcial de Cubatão, sem precisar sair do colégio. A apresentação aconteceu no dia 12 e abriu a série de concertos do “Música no EJA” (a sigla significa “Educação de Jovens e Adultos”). O projeto vai levar canções eruditas e populares aos estudantes do período noturno das escolas da Cidade, em um trabalho de formação de público.
A ideia é percorrer todos os bairros, com um repertório abrangente, refinado e, ao mesmo tempo, popular. Na abertura do projeto, o tema do filme Jurassic Park encantou o público, que reconheceu de imediato a famosa canção de John Williams. Outras composições como Com te partiro, de Sartori e Quarantoti, arrancaram aplausos calorosos dos alunos.
A Banda Marcial se apresentou em formação de orquestra. Os músicos, com roupas pretas - o mesmo estilo usado em concertos em qualquer bom teatro -, também mostraram sua versatilidade com arranjos de músicas pop como What a feelling, tema do filme Flashdance, e a sertaneja Chora me liga, que colocou muita gente a bater palmas e balançar os pés.
O maestro Alexandre Felipe Gomes ainda falou sobre a Marcial, sua formação, os naipes musicais e os diferentes sons dos instrumentos utilizados na Banda, formando a equipe de 56 jovens músicos. “Queremos divulgar o trabalho dos Grupos Artísticos, levando a imagem da alegria e boa música que fazemos. Poucas cidades do Brasil têm projetos como esse e mantêm tantas equipes estáveis como Cubatão. Hoje somos quase 300 artistas nas bandas, corais e grupos de dança”, disse o maestro.
Para o assistente de direção da UME Martim Afonso, foi uma honra ser a primeira escola receber a programação e um momento de aprendizado: “Ler e escrever é fundamental, mas o colégio não existe só para o trabalho em sala de aula. Ouvindo música de qualidade, aprendemos mais sobre nossa Cultura e recebemos informação do mundo que a gente vive”, disse Antônio Rodrigues Junior. A próxima parada da Marcial é no dia 22/3, às 19h, na UME Dom Pedro I, na Vila Natal.
A noite musical terminou ao som de Luiz Gonzaga e sua Asa Branca. Foi um momento em que muitos nordestinos mataram saudades de sua terra natal, celebrando, ao mesmo tempo, os 100 anos do Rei do Baião. O repertório, eclético e dinâmico, agradou os alunos que aproveitaram a noite de verão na escola com boas melodias. A estudante Javesa dos Santos, 21 anos, moradora do Bolsão 7, aprovou a iniciativa: “Achei muito legal. Dessa maneira, a Banda Marcial desperta o interesse dos jovens e adultos pela boa música”, comentou.
Texto: Morgana Monteiro
Foto: Rodrigo Fernandes
Link para fotos
20120314-SECULT-Musica Eja cobertura-MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário