Mulheres na política - Baixada Santista
A eleição de 2012 promete ter um significativo número de mulheres disputando o cargo de prefeita, a Baixada Santista tem mulheres no comando do executivo em Cubatão, Guarujá e Peruíbe, ou seja, três das nove cidades.
No entanto em 2012 o número de prefeitas pode ser ainda maior, Marcia Rosa (Cubatão), Maria Antonieta (Guarujá) e Milena Bargieri (Peruíbe) vão disputar a reeleição, em Santos a ex-prefeita e atual Deputada Estadual Telma de Souza vai para disputa, em Itanhaém a vereadora Regina e em Peruíbe a vereadora Onira, todas com boas chances de vitória.
Se na disputa do executivo temos muitas mulheres, no legislativo partidos se esforçam para conseguir lançar pelo menos 30% de candidatas, um reflexo disso é o número pequeno de mulheres no legislativo, em Cubatão de 11 cadeiras apenas uma representante, na cidade de Santos (atualmente com dezessete cadeiras) também apenas a vereadora Cassandra Maroni que já anunciou que não é candidata a reeleição, São Vicente, Guarujá, Bertioga e Mongaguá não tem nenhuma representante no legislativo.
É claro que não é só votar porque é mulher, o compromisso com as políticas públicas sociais, a história de vida, compromisso ético, propostas entre outros aspectos tem que ser considerados para a escolha.
O baixo número de mulheres na política precisa ser revertido, se existe avanços na presença no executivo, ainda temos poucas vereadoras. Espero que em 2012 mais mulheres conquistem espaço na política, isso é bom para a democracia.
Quando não for possível optar por uma mulher, escolham candidatos que também tenham compromissos com as políticas públicas voltadas para mulheres. Homens também tem que assumir a bandeira da igualdade de direitos e do respeito a mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário