sexta-feira, 13 de abril de 2012

Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques abre inscrições na próxima quarta-feira (18/4), no Dia do Livro



Postado por Departamento de Imprensa
Qui, 12 de Abril de 2012 16:16

O Concurso Literário foi criado por uma cubatense e vai envolver estudantes de toda a Baixada Santista

Parece brincadeira mas é poesia. Cinco versos rimando entre si e que falam de coisas malucas. Os poemas limeriques são destaque no Prêmio Literário Tatiana Belinky que abre inscrições a partir da próxima quarta-feira (18/4). Crianças de toda a Região que tenham idade entre 6 e 11 anos (Ensinos Fundamental I e II) poderão inscrever os limeriques que criarem em sala de aula ou em casa através do site www.portalpanapana/premio . As poesias poderão ser cadastradas até o dia 2 de junho.
Os autores mirins dos cinco limeriques mais interessantes recebem computador, notebook, netbook, troféus e kit de livros. Além disso, as escolas e os professores desses alunos também ganham prêmios. Os pequenos escritores dos 100 melhores limeriques levam um exemplar da publicação Mareliques da Praia-Louca e um broche do projeto Eu amo Limeriques!.
O Concurso Literário é inédito na Baixada Santista e tem por objetivo incentivar a leitura e divulgar a poesia limerique. A ideia partiu da escritora cubatense Viviane Veiga Távora, apaixonada confessa por esse tipo de poema. A homenagem à autora Tatiana Belinky – que dá nome ao Prêmio – é mais do que justa. Segundo Viviane, foi Belinky quem aportuguesou o nome “limerick”, criado pelo inglês Edward Lear. “Aos 93 anos de idade, Tatiana Belinky é considerada um dos nomes mais importantes da Literatura Infantojuvenil contemporânea. Escreveu mais de 150 livros de limeriques e produz até. Ela é realmente um exemplo de amor à leitura”, comenta Viviane.
O Prêmio deve envolver alunos de escolas públicas e particulares de toda a Região. Mas para chegar até esses estudantes, Viviane Távora precisou da ajuda dos professores e realizou oficinas literária ensinando a técnica de aplicação do limerique em sala de aula a educadores de Cubatão, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga, Guarujá e Santos. Foram cerca de 1200 professores que receberam capacitação. A ideia é que eles sejam multiplicadores da informação, ensinando a criançada a criar a poesia para que essas se inscrevam no Concurso. O Prêmio Tatiana Belinky é realizado pela Cooperativa Cultural Brasileira, empresa VARAL e conta com apoio do Proac – Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura e parceria da UniSanta.
“Acredito na participação maciça dos estudantes por meio do incentivo de seus pais e professores. O objetivo do Prêmio é, também, estimular a produção poética através dos limeriques e fazer essa criançada amar a Literatura”, afirma a criadora do Concurso. Viviane Távora é produtora cultural e autora de Mareliques da Praia-Louca, Pé de alguma coisa pede outra, Cordel de Teresinha, O decifrador de poemas, além de idealizadora do portal www.portalpanapana.com.br que oferece oficinas virtuais de poesia e divulga a Literatura.
Serviço
Inscrições para o Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques
De 18/4 a 2/6
Texto: Morgana Monteiro
Foto: Henrique Ramos
Link para fotos
20120412-SECULT-Inscricoes Premio Limeriques-MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário