terça-feira, 19 de junho de 2012

Fotos da Rio + 20 - Cubatão

Cubatão na Rio + 20



O Blog vai contar um pouco do que aconteceu na Rio + 20, embora eu não estive no evento, várias pessoas encaminharam fotos e histórias do evento, vou postar várias coisas que aconteceram no Rio de Janeiro.

Colaborador: Engenheiro Carlos André


 Estande de Cubatão

O estande de Cubatão tem atraído muitos visitantes, na Rio + 20 várias pessoas passam a conhecer a cidade que teve sucesso na sua recuperação ambiental. O processo que levou a isso, foi feito pela sociedade, essa história e uma análise sociológica está no livro “Os Fantasmas do Vale” da socióloga Lúcia Ferreira da UNICAMP. Nos anos 80 uma grande mobilização que envolvia igrejas, partidos políticos, associações civis, instituições universitárias, pesquisadores e sociedade em geral conseguiu iniciar um movimento que proporcionou a recuperação ambiental da cidade, que deixou para trás o triste apelido de "Vale da Morte". No entanto, a imagem de cidade poluída permanece até hoje no imaginário de muitas pessoas, que ficam surpresos quando conhecem a atual realidade do município.
 
A Prefeita Marcia Rosa acerta ao levar Cubatão para o evento, pois muitas pessoas passam a conhecer a nova realidade da cidade, melhora a imagem do município, possibilita atrair novos investimentos como foi anunciado no evento, o novo Centro de Pesquisas e Gestão Ambiental no Cotia-Pará que será realizado em parceria com a Eco-Rodovias e a Unimonte.
 
Vários estrangeiros e pessoas de todo o Brasil passam pelo estande e ficam impressionados com a nova realidade de Cubatão, certamente a cidade ainda tem muitos desafios, mas está no caminho certo, da equalização do desenvolvimento econômico ao desenvolvimento social.
 
Um outro ponto de destaque foi a Agenda 21, a partir de 2009 comandada pela Administração Municipal, tem diversos indicadores positivos para apresentar. Temos um longo caminho a percorrer, mas a transformação não ocorre do dia para noite, assim como a cidade avançou bastante no campo ambiental, agora começamos a avançar no campo social, seguindo firme as políticas sociais implantadas pelo ex-presidente Lula e pela atual presidenta Dilma.
 
Cubatão não pode retroceder.

 No visor estava on-line o monitoramento do ar de Cubatão realizado pela Cetesb,.enquanto em Cubatão a Cetesb apontava qualidade do ar boa, no evento a qualidade do ar era regular segundo o sistema do Rio de Janeiro.
Observação a data da Câmera fotográfica estava errada marcando 2011.

Músico do Interior de São Paulo, apareceu no estande de Cubatão criou uma música para o Rio+20, fez uma música para Cubatão e uma para o Cubatão Danado de Bom. Apresentou sua música no MegaPolo emocionando a Prefeita Municipal.

Livro da Agenda 21-Cubatão, muito bem produzido.

Personagens da Rio+20

Famílias visitam o estande de Cubatão.


No próximo post, ônibus e carros elétricos, biodisel e estandes de outros municípios e países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário