sexta-feira, 15 de junho de 2012

Racismo em jogos, conflitos e no dia-a-dia. Racismo na Eurocopa.

Racismo na Eurocopa

            O jogo entre Itália e Croácia pela Europa, teve mais uma lamentável atitude de racismo por parte dos torcedores croatas. Toda vez que o jogador Mário Balotelli tocava na bola, a torcida gritava palavras racistas e imitava sons de macaco. É duro observar que ainda no século XXI, temos atitudes como essa, ainda mais num continente marcado por duas grandes guerras mundiais e pelo nazismo que perseguiu e acabou matando tantas pessoas.
            O ato merece uma punição rigorosa da FIFA e da UEFA, não é possível admitir atos como esse, ainda mais porque é o terceiro caso que ocorre na competição. A entidade responsável pelo futebol deveria proibir a torcida croata (e todas outras que agirem assim) de assistir o restante do campeonato, nestes casos é preciso atos de firmeza, pois é inadmissível que nossa sociedade permita a discriminação.
            No Brasil tivemos recentemente o caso de um jogador de vôlei que foi ofendido por uma torcedora que infelizmente não foi identificada. A torcedora ofendeu com palavras racistas o jogador, que perdeu totalmente a concentração no jogo e ficou indignado.
            Muitas vezes as pessoas envolvidas em confrontos, jogos e até no dia-a-dia em conflitos pessoais, acabam utilizando palavras racistas para ofender e atingir as pessoas, é preciso que as pessoas pensem muito bem sobre o que dizem, pois o ato de racismo é crime e deve ser combatido. Para criarmos uma sociedade igualitária e justa é preciso combater a discriminação racial.

Confira a notícia do site UOL.

14/06/2012 - 17h54
Eurocopa vê terceiro caso de racismo na competição

Do UOL, em São Paulo
O racismo voltou a manchar a Eurocopa nesta quinta-feira. Durante o empate por 1 a 1 da Itália com a Croácia, o atacante Mario Balotelli foi novamente alvo de ofensas por parte de torcedores
Segundo o jornal inglês Daily Mail, gritos racistas e sons de macaco vindos da torcida croata eram ouvidos toda vez que Balotelli tocava na bola durante a partida.
É a segunda vez na competição que surgem relatos em relação a ofensas racistas contra o atacante da seleção italiana. Na estreia de sua seleção, no empate por 1 a 1 contra a Espanha, o incidente também foi registrado.
O duelo entre Rússia e República Tcheca também foi marcado pelas ofensas. Após os incidentes, a Uefa prometeu monitorar a situação.
"Recebemos a informação dos casos de cantos racistas durante as partidas entre Espanha e França e Rússia e República Tcheca e no momento a UEFA está investigando. Até agora, no entanto, não houve punições disciplinares", afirmou a entidade organizadora, por meio de um comunicado.
Apesar das ofensas, Balotelli não se escondeu na partida, se apresentando para o jogo e criando boas situações ofensivas. O gol da Itália, que abriu o placar no jogo contra a Croácia, foi marcado depois que o atacante foi derrubado perto da área. Pirlo cobrou a falta com perfeição e colocou sua seleção na frente.
Porém, o gol croata, marcado por Mandzukic, deixou os italianos em situação delicada na Eurocopa. Com dois empates em dois jogos, a seleção terá de vencer a Irlanda na última rodada do grupo C para tentar a vaga nas quartas de final.
“Temos de seguir. Não interessa que eu tenha sido o homem da partida. O importante é alcançar as quartas de final”, afirmou Pirlo, autor do gol italiano, após o empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário