domingo, 3 de junho de 2012

Recuperação de mata ciliar em Cubatão

Prefeitura recupera mata ciliar do Rio Cubatão

Técnicos plantam 400 mudas nativas na margem do rio

Para garantir a preservação do Rio Cubatão, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) iniciou o plantio de 400 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em suas margens. A intenção é recuperar áreas degradadas da mata ciliar, colaborando com a conservação de várias espécies da fauna e flora da região.

"A natureza foi sábia por instalar ao longo dos anos uma vegetação nas margens dos rios para a estabilização e existência dos leitos", comentou o secretário Daniel Ravanelli Losada. "Essa vegetação hoje é denominada por mata ciliar devido à similaridade da ação de proteção exercida pelos cílios nos olhos".

Segundo o secretário, o primeiro trecho a receber a intervenção dos agentes ambientais e técnicos da Semam fica entre o Hospital Ana Costa e a sede da Cetesb, junto ao bairro Jardim Costa e Silva. Essa faixa receberá mudas de manacá da serra, ipê e quaresmeira, entre outras espécies.

"O local faz parte de um conjunto de áreas em processo de recuperação", afirmou, citando como exemplo as ações implementadas no Morro do Marzagão e nos parques ecológicos do Perequê e Cotia-Pará. Além do plantio, a Semam executa o mapeamento preciso do local, com a identificação de cada exemplar e a relação local/espécie. "Há o acompanhamento periódico do desenvolvimento de cada uma das mudas".
 
Divulgação Semam
Melchior de Castro Junior
Mtb 15.702
Secretaria de Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário