domingo, 3 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente - Estudantes da ETEC realizam limpeza no Parque Perequê.

Estudantes da ETEC e membros da Ecofaxina realizam limpeza no Parque Perequê


Alunos do curso de meio ambiente da ETEC e membros da ong ECOFAXINA, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, realizaram atividades de limpeza no Parque Perequê. A faxina ambiental faz parte da programação da semana do meio ambiente que começou ontem e vai até o próximo dia 5.

O objetivo do trabalho é recolher a maior quantidade possível de lixo nas trilhas e nas margens do rio. De acordo com os coordenadores do evento, a maior atenção é para o chamado micro lixo; como tampinhas, bitucas de cigarro e lacres de embalagens que muitas vezes passam despercebidos pelo serviço de limpeza diário. O material recolhido é pesado, separado e recebe destinação adequada

Além do recolhimento propriamente dito, os voluntários recebem orientações.

O secretário de meio ambiente, Daniel Ravanelli Losada, comemora a participação dos voluntários na ação e lamenta que alguns frequentadores do parque insistam em descartar lixo de maneira inadequada.

Contudo, Losada afirma que a poluição causada pelo descarte inadequado de lixo dentro do parque já diminuiu bastante. “Esse é um trabalho que realizamos diariamente e que já começa a dar resultados. Em 2009, em apenas um dia de trabalho de limpeza, nos chegamos a retirar quase 2 toneladas de lixo das trilhas e margens do rio ”, afirma.

Para o diretor-presidente do Instituto Ecofaxina, William Rodrigues Schepis, essa é uma proposta com duas vertentes importantes: recolher lixo e conscientizar pessoas. “É importante recolher lixo, não há dúvidas. Contudo, sempre que retornamos a um local já visitado a quantidade não diminui, às vezes é até maior. Isso significa que temos que reforçar o trabalho de conscientização” diz.

Losada afirma ainda que o mais importante nesse tipo de atividade é a participação voluntária de jovens. “O resultado é muito maior e vai repercutir ao longo do tempo. Vivemos em sociedade e o comportamento de um, influencia diretamente o dos demais”, pondera.

A mobilização de todos esses alunos contou com a colaboração do Prof. Claudio Teixeira Carvalho, que esclarece que esse tipo de participação dos estudantes faz parte da metodologia de ensino do curso.

Carvalho afirma também que é uma ótima oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos, que buscam o enriquecimento da formação técnica e pessoal de cada um. “Nós procuramos participar de várias atividades fora da escola. Com isso interagimos com a população, o que ajuda na sociabilidade deles e na formação” afirma.

Instituto Ecofaxina - Fundado em Outubro de 2008, teve como primeiro desafio a busca de parcerias com empresas, instituições e trabalho voluntário para colocar em prática as ações da entidade. Cada movimento depende de ampla logística, como transporte, fornecimento de materiais e EPIs.

Em 2010, o Instituto EcoFaxina firmou parceria para desenvolver um programa de educação ambiental (Programa Turma Ecológica) no Projeto Tia Egle, local que presta serviços sociais e de creche para 200 crianças da região do Dique da Vila Gilda. Com uma boa área, a sede do Projeto Tia Egle permite que sejam desenvolvidas diversas atividades ecoeducadoras com as crianças.

Desde então, foram realizadas diversas Ações Voluntárias, totalizando o envolvimento de mais de 200 voluntários e a retirada simbólica de várias toneladas de lixo do estuário.



Fotos e texto: Julio Cesar Chaves com informações do Instituto Ecofaxina

Nenhum comentário:

Postar um comentário