segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hospital de Cubatão precisa de doadores de sangue e faz cadastro para doação de medula óssea.

Hospital de Cubatão necessita de doadores de sangue



Hospital também faz cadastro para doação de medula óssea
 

Doar sangue é um gesto de solidariedade, amor e cidadania. O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, em Cubatão recebe doadores de todos os tipos sanguíneos para repor o estoque. Atualmente, a prioridade é de sangue fator Rh negativo.

Para Kleven Barbosa de Jesus, doador há pelo menos 4 anos, contribuir para aqueles que precisam é muito importante. "O ato de doar ajuda as pessoas, traz bem-estar e é um gesto de cidadania". Ele explica que foi através de uma campanha que se tornou doador voluntário.

De acordo com a coordenadora do Banco de Sangue do Hospital, Daniela Banks Esteves de Souza, para doar é necessário ter idade de 18 a 65 anos, pesar mais de 50 quilos e portar documento original de identidade com foto. Não pode doar pessoa gripada ou com febre, que estiver grávida ou amamentando, ou que contraiu hepatite após os 10 anos de idade. Também não pode doar quem ingeriu bebida alcoólica quatro horas antes da doação, fez tatuagem ou piercing há menos de um ano, for usuário de drogas, portador de infecções transmissíveis pelo sangue ou apresentar comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

O intervalo mínimo para doações é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. Ao contrário do que se pensa, a doação não deve ser feita em jejum. Daniela ressalta que o Hospital Municipal é também um posto de coleta para cadastro de medula óssea. Para ser doador é preciso ter de 18 a 54 anos de idade e gozar de boa saúde.

Para se cadastrar, o candidato a doador deve procurar o Banco de Sangue de Cubatão, no Hospital Municipal, onde será agendada uma entrevista para esclarecimento de dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

Os interessados em doar sangue ou realizar o cadastro para doação de medula óssea devem se dirigir até o Hospital Municipal Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva (na Avenida Henry Borden, s/nº - Vila Santa Rosa), de segunda a sexta-feira, das 7 às 14 horas, telefone (13) 3362-5400.


Foto: Arquivo (Hospital Municipal de Cubatão)
Ana Lúcia da Silva Borges
Mtb 59.539/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário