terça-feira, 4 de junho de 2013

Cubatão ganha centro de triagem de animais silvestres no Parque Cotia Pará

Cubatão ganha centro de triagem de animais silvestres no Parque Cotia Pará

Unimonte firma parceria para criar centro de pesquisa

A Prefeitura de Cubatão firma nesta quarta-feira (5), parceria com o Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) para a implantação de um centro de pesquisa e gestão ambiental no Parque Ecológico Cotia-Pará. A solenidade de cessão provisória da área anteriormente ocupada pela ecoterapia ocorre às 14 horas, no Gabinete, com a participação da prefeita Marcia Rosa; do reitor da universidade, Osires Silva; e do vice-reitor, Adalto Correa de Souza Junior. O evento faz parte da programação da V Semana do Meio Ambiente de Cubatão.

Segundo o assessor de Planejamento Governamental, Adalberto Ferreira da Silva, a universidade investirá R$ 500 mil na adequação do local para a implantação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), o qual deve se tornar referência para a Região Metropolitana da Baixada Santista. O local oferecerá abrigo apropriado a animais selvagens vítimas de tráfico e de acidentes, ou apreendidos em ações da polícia ambiental. Após receberem tratamento, os bichos devem ser reconduzidos ao seu habitat.

Adalberto Silva informou que a universidade oferecerá ainda cursos de qualificação para jovens, com certificação. Serão cem vagas por ano. Eles poderão atuar como monitores de turismo ou auxiliares em programas de saúde, dentre outras funções.

Na concretização do projeto, a Unimonte conta com o apoio da Universidade de São Paulo (USP). O professor Luiz de Sá-Rocha, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, destacou que o centro tem como base a conservação, a ciência, a inovação e o empreendedorismo. "Além de promover atividade científica e cuidar de animais ameaçados de extinção, atuará como uma incubadora de ideias".

A secretária de Meio Ambiente, Ana Maria Rodrigues de Oliveira, garantiu que o projeto não avança sobre áreas de conservação permanente do parque. "A Prefeitura deve ter uma atuação diversificada em relação ao Meio Ambiente. Portanto, temos de desenvolver ações não apenas de controle e combate à poluição, mas também no sentido de preservar e proteger nossa fauna e flora".


20130604-SEMAM-unimonte-centro-animais-MCJ
Melchior de Castro Junior
Mtb 15.702
Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário