terça-feira, 6 de agosto de 2013

Curso gratuito de técnico em produção cultural em Cubatão

A Prefeitura Municipal de Cubatão vem trabalhando para oferecer oportunidades as pessoas da cidade, mesmo com a crise e todas as dificuldades a prefeita Marcia Rosa e seu secretariado tem buscado parcerias para dar novas oportunidades aos cubatenses.

 

Inscrições abertas para curso gratuito de técnico em produção cultural

 A Escola de Produtores Culturais oferece 80 vagas até o dia 8/8

Quem deseja se tornar técnico em produção cultural não pode perder a oportunidade de se especializar através de um curso gratuito. A Escola de Produtores Culturais de Cubatão está com inscrições abertas até o dia 8/8. Interessados podem procurar a sede da escola, na Casa 2 do Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, 2275 - entrada antiga), das 10 às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3372-1690 ou pelo e-mail varaparapescar@gmail.com. Podem participar artistas que tenham ensino médio completo.

Detalhes sobre as inscrições, o curso e a grade curricular estão disponíveis em uma série de vídeos explicativos sobre a escola no canal do youtube "Vara para Pescar - Escola de Produtores Culturais". Vale frisar que as inscrições não serão prorrogadas. As aulas têm início em 19 de agosto.

Escola - Pessoas que desejam trabalhar profissionalmente com cultura e eventos  terão a oportunidade de aprender a produzir espetáculos e a formatar projetos culturais, atuando em diversos segmentos, tais como música, dança, artes plásticas e artesanato entre outros.

O curso formará 80 pessoas como produtores culturais nos dois primeiros anos, podendo estender as atividades. As aulas serão ministradas por professores do Senac, com certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes aprenderão desde os primeiros passos, como a concepção de projetos culturais, informações sobre as leis de incentivo à Cultura (ProAC, Lei Rouanet), e estratégias de captação de recursos para projetos culturais, a até a organização e marketing de eventos. Haverá, ainda, apoio do Sebrae, com atividades e palestras oferecidas aos alunos.

 "Nossa ideia é qualificar o artista cubatense, oferecendo um curso de formação em produção de Cultura. A novidade proporciona a formação para o empreendedorismo, com a possibilidade de gerar renda para esses artistas", afirma Viviane Veiga Távora, idealizadora do projeto, que também é produtora cultural e escritora. O projeto é coordenado pela Associação Arco-Íris de Misericórdia de Cubatão.

Os artistas receberão material didático, contarão com um laboratório de informática para realização de trabalhos e pesquisas, uma biblioteca referência na área cultural, com dezenas de títulos sobre o assunto, além de laboratórios de projetos culturais, onde colocarão em prática o que aprenderem em sala de aula. No decorrer das atividades, os estudantes poderão estagiar no Ponto de Cultura Arte no Dique e no Teatro do Kaos, além de eventos municipais. Os que obtiverem as melhores notas poderão receber bolsa-auxílio de R$ 300,00 para atuarem como monitores.

"Notamos que a área cultural necessita de profissionalização e qualificação. O que oferecemos é a oportunidade de aprendizado. Queremos que os alunos saiam do curso aptos para atuar de maneira significativa na área artística", garante Ana Cristina Araújo, coordenadora da Escola.

A Escola de Produtores Culturais é patrocinada pelo programa "Integração Petrobras Comunidades", o que vem ao encontro da política da estatal, ao apoiar a qualificação do trabalho, a geração de renda e as oportunidades. "O programa Integração Petrobras Comunidades não é uma doação, é um investimento acompanhado pela direção da empresa", diz Waldir Ramalho, coordenador de Relacionamento Comunitário da Regional São Paulo Sul da Petrobras. A utilização das antigas casas do Parque Anilinas é uma parceria com a Prefeitura de Cubatão.


20130806-SECULT-Escola produtores termina-MM
Texto: Morgana Monteiro - Mtb 29.202

Nenhum comentário:

Postar um comentário