quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cursos de Inglês e Espanhol gratuitos - Programa Mais Idiomas

Vão até dia 4 as inscrições para cursos gratuitos de inglês e de espanhol

São ao todo 500 vagas destinadas a moradores de Cubatão com mais de 14 anos, estudantes ou com Ensino Fundamental concluído
 
Já estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de inglês e de espanhol completamente gratuitos para moradores de Cubatão com mais de 14 anos, estudantes ou que já tenham concluído o Ensino Fundamental. Ambos em nível básico, os cursos ocorrerão numa das Unidades Municipais de Ensino (UMEs) reservadas para o projeto da Prefeitura, Cubatão Mais Idiomas. As próprias UMEs onde o candidato pretenda estudar aceitarão as inscrições,de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. As aulas serão ministradas diariamente, exceto aos sábados e domingos, das 19 às 23h. São ao todo 500 vagas.

 Para estudar inglês ou espanhol, o candidato deverá ser aprovado numa seleção prévia, por meio de teste de múltipla escolha. O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Assistência Social (Semas). O objetivo é capacitar com vistas à absorção pelo mercado de trabalho da Baixada. A idéia foi descentralizar a oferta de cursos, previstos para ocorrerem de modo simultâneo nos principais bairros, de modo que se facilite o acesso para a maioria dos residentes em Cubatão.

A Semas, a cargo de Genivaldo Brandão, tem como uma de suas metas articular políticas com vistas à ampliação da empregabilidade. Pretende que seus assistidos possam desenvolver habilidades e consequentemente a sua autonomia, sempre para que tenham condições de atender a demanda de mão-de-obra, tanto do Município como da Região.

Otimista, o titular da Seduc, Fábio Inácio, estima que os cursos deverão ir ao encontro da captação de pessoal nos serviços a serem implantados por ocasião da Copa do Mundo, quando deverá haver mais espaço para trabalhadores bilíngues. Lembrou ainda da expansão do comércio em Cubatão, em vias de ganhar um shopping center, e também dos navios de cruzeiros, estes opção para estudantes que querem juntar dinheiro para pagar uma faculdade.

Duração - Segundo o edital, a carga horária de cada curso é de 140 horas, sendo 120 de conteúdo específico e 20 no campo do meio ambiente. As aulas serão ministradas de 21 de outubro a 12 de dezembro. Apesar de a inscrição dever ser efetuada na mesma UME em que o interessado pretenda estudar o idioma, o aluno poderá ser transferido para outra unidade, de acordo com  a procura e com sua  colocação.

O total de 25 vagas será reservado para pessoas com deficiência, mais igual número para aquelas que encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREA). De modo geral, serão preenchidas pelos que obtiverem maior nota no processo seletivo de conhecimentos. Constam como critérios de desempate: menor idade; matrícula na rede pública (municipal ou estadual); e maior nota em língua portuguesa.
Documentos - Para inscrever-se, é necessário apresentar: original e cópia da Cédula de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E ainda: cópia do comprovante de residência; declaração escolar de matrícula, se estudante; e cópia do histórico escolar, se já tiver concluído o Ensino Fundamental II.

Receberão as inscrições as seguintes UMEs, situadas nos respectivos endereços: Bernardo José Maria de Lorena (Avenida Nossa Senhora da Lapa, 785, Vila Nova), Elza dos Santos (Caminho São Leopoldo, 101, Vila Esperança), Padre José de Anchieta (Rua Salgado Filho, 130, Jardim Anchieta), Martim Afonso (Avenida Deputado Emilio Justo, 50, Jardim Nova República), Rui Barbosa (Avenida Vereador Luiz Pieruzzi Neto, 50, Ilha Caraguatá) e Manoel da Nóbrega (Avenida Beira Mar, 1.392, Casqueiro).

Conteúdos - A prova constará de conteúdo referente ao Ensino Fundamental I. Serão 10 questões de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais (história de Cubatão e atualidades). A de matemática avaliará o conhecimento quanto aos seguintes tópicos: conjunto de numerais naturais; quatro operações fundamentais; resolução de problemas com as quatro operações; sistema de numeração decimal e respectivas operações. Já a de português focalizará: ortografia oficial; divisão silábica; interpretação de texto; sujeito e predicado; flexão de gênero, de número e de grau dos substantivos e dos adjetivos; conjugação de verbos; sinônimos e antônimos. A de conhecimentos gerais envolverá atualidades e história de Cubatão. 

A prova está marcada para 6 de outubro, das 9 às 13h, na UME Bernardo José Maria de Lorena e na UME Anchieta. Os resultados deverão ser divulgados em 17 de outubro, nas UMEs Elza dos Santos José de Anchieta, Martim Afonso, Rui Barbosa, Manoel da Nóbrega, Fábrica da Comunidade e no site da Prefeitura (www.cubatao.sp.gov.br).

Mais informações podem ser obtidas na Fábrica da Comunidade (Avenida Nove de Abril, 1.775, Centro), com Renato ou Meire, ou na Seduc-Secretaria Municipal de Educação (Avenida Bernardo Pinto, 10, Centro).
Texto: Maria Cecilia de Souza Rodrigues - MTb 16.561
Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário