segunda-feira, 25 de junho de 2012

Limpeza do Rio Casqueiro


Secretaria de Manutenção/Secretaria de Meio Ambiente e Terracom realizam limpeza no Rio Casqueiro

Lixo retirado pela empresa 

Funcionários da Terracom realizam nessa semana a limpeza das margens do Rio Casqueiro. Muito material já foi retirado, garrafas pets, madeiras e sofás são alguns dos detritos retirados do rio. O processo de limpeza é realizado periodicamente, no entanto, o que vai resolver a questão é a conscientização das pessoas para não jogarem lixo no rio.

Esse processo é lento e gradual, hoje boa parte das crianças recebe muita informação sobre Meio Ambiente nas unidades educacionais, tenho como exemplo minha filha Júlia, aluna da UME Pucciarello, devido ao trabalho desenvolvido na unidade, ela já tem um consciência ecológica, levei-a para ver o trabalho da retirada do lixo e ela soltou as seguintes frases: “Pai tem que falar para as pessoas que não pode jogar lixo no rio, olha quanta sujeira!”, além disso em outra ocasião ela disse: “Pai ninguém pode maltratar os animais né?” ou “Os passarinhos não podem ficar presos em gaiolas, eles tem que ficar soltos”. Muitas escolas municipais e estaduais realizam um excelente trabalho de conscientização ambiental, a grande dificuldade é com os adultos, que insistem em descartar objetos, móveis, entulhos e lixo na rua.

O Jornal A Tribuna tem feito uma série de reportagens falando do lixo nas ruas de Santos, móveis descartados de maneira incorreta e fora dos dias do cata-treco, a situação nas demais cidades da Baixada Santista não é diferente.

Em Cubatão, além dos trabalhos nas unidades municipais, vale destacar as atividades do NEA, Núcleo de Educação Ambiental que atende milhares de crianças. Outro exemplo de trabalho e o projeto Voluntários do Rio, que proporciona a todos alunos do quinto ano um passeio no manguezal e atividades de conscientização ambiental. Nossas crianças certamente terão uma consciência ambiental muito maior que a da nossa geração, o grande desafio é promover a conscientização ambiental dos adultos, pois sofás ainda não caminham sozinhos para o rio.

Conheça o projeto

http://www.historiadecubatao.com.br/home.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário