quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Crianças aprendem a ler e escrever observando pássaros e respeitando a natureza.

Projeto Passarinhando, da UME Alagoas, chega ao fim com apresentações de poesia e canto

 
Crianças aprenderam a respeitar os pássaros em seu habitat e ainda desenvolveram o vocabulário e a escrita

O projeto Passarinhando, desenvolvido na UME Estado de Alagoas, no Pinheiro do Miranda, chegou ao fim nesta terça-feira, dia 30. No encerramento do projeto, os alunos das professoras Roberta Petin (Nível I C), Marisa Fróes (Nível II C) e Ana Paula Coutinho (1º ano A) mostraram aos pais parte do que aprenderam desde agosto passado quando iniciaram os estudos sobre os pássaros que vivem no entorno da escola.

Para receber os pais, o pátio da escola foi decorado com aves confeccionadas pela garotada em sulfite, dobradura e material reciclado. Móbiles, cartazes com fotos das etapas do projeto e desenhos enfeitavam o local. Tudo feito nas aulas pelos 75 alunos das três classes envolvidas.

Depois de apreciar a exposição, os pais foram convidados a assistir a um vídeo de fotos com a retrospectiva das ações do Passarinhando. Criado para promover a leitura e a escrita, através da observação e pesquisa de pássaros da Mata Atlântica que vivem pousando nas árvores que margeiam os muros da escola, o projeto acabou conscientizando as crianças e suas famílias a não prenderem os passarinhos em gaiolas e a observá-los na natureza.
De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Elizabeth Aparecida Freitas Maduro, o Passarinhando foi um sucesso. "Ele encantou a todos na escola, despertando o olhar das crianças. Hoje elas param tudo o que estão fazendo para observar os pássaros por puro prazer", conta.

Para ela, o projeto despertou a pesquisa e auxiliou o processo de ensino-aprendizagem, colocando os alunos como leitores, mesmo sem saber ler. "O foco foi para a leitura. As professoras levaram vários gêneros textuais para a sala de aula. Poesia, música, textos informativos e científicos motivaram a garotada a buscar e aprender como sujeitos ativos da aprendizagem", disse.

Segundo a coordenadora, os pais também se envolveram e apoiaram o projeto. "Fizemos a exposição de fotos No meu quintal, com fotografias de aves que visitam as casas dos nossos alunos. Além disso, os pais se empenharam em ajudar os filhos a memorizar poesias", exemplifica.

Uma das mães que compareceu na atividade de finalização do projeto, Vanessa Barbosa dos Santos, mãe do aluno Alan, do Nível I C, da professora Roberta Petin, estava encantada com a exposição de trabalhos. "Estou muito contente com o que ele está aprendendo aqui na escola. No início do ano, ele tinha dificuldade na fala. Hoje ele já está se expressando melhor depois que participou desse projeto. Está mais esperto. Já sabe os nomes dos passarinhos, alguns que nem eu sei. Já escreve seu próprio nome e reconhece letras e números", disse satisfeita.

Apresentações - As crianças finalizaram o projeto com algumas apresentações aos pais presentes. A classe de Nível I C apresentou poesias sobre pássaros. Já o Nível II C, entoou cantos ao som de teclado, tocado pela filha da professora Marisa Fróes. E a classe do 1º ano A fez uma panfletagem nos arredores da escola. O folheto entregue aos moradores foi todo confeccionado com textos coletivos criados pelos próprios alunos nas aulas da professora Ana Paula Coutinho.

Fotos: Henrique Ramos
Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário