sábado, 5 de julho de 2014

Curso gratuito de teatro - Inscrições abertas- Confira oportunidade para crianças, adolescentes e idosos.


Já abertas, inscrições para curso gratuito de teatro vão até 8 de agosto
 Treinamento destina-se a crianças, a adolescentes e a idosos


Preparação corporal, vocal e jogos teatrais. Esses serão os conteúdos a serem focalizados pelo curso gratuito de teatro voltado para pessoas de 8 a 18 anos incompletos e de mais de 60 anos de idade. As inscrições já estão abertas e deverão encerrar-se em 8 de agosto, na secretaria de Cultura (Secult), na Avenida Nove de Abril, 2275, Centro. Ao longo das aulas de iniciação teatral, que vão até dezembro de 2015, deverá haver apresentações para o público de três exercícios cênicos, que consistem cada um em cenas de 20 a 30 minutos. São ao todo 60 vagas.

 A promoção é da Prefeitura, por intermédio da Secult, e as informações são da idealizadora da capacitação e também atriz e professora de teatro, Vanessa Souza. Segundo especificou, no tocante à preparação vocal, os alunos deverão exercitar articulação, aquecimento, entonação e respiração. Já os jogos teatrais envolverão: técnicas de concentração; dinâmica de grupo; trabalho colaborativo; interpretação de texto; construção de personagem; criação de figurinos, cenários e elementos de cena.

Frisou que o curso possibilitará "espaço para experimentação, manifestação e desenvolvimento de habilidades criativas, dentro das artes cênicas, estimulando a prática da reflexão pessoal e social". E continuou:" "Realizar esse projeto é acreditar que a arte é capaz de transformar o cidadão em alguém mais consciente de seus direitos e deveres dentro da sociedade, possiblitando uma nova perspectiva".

Segundo adiantou Vanessa Souza, cada turma incluirá 15 alunos. Haverá duas turmas pela manhã e mais duas à tarde, com aulas duas vezes por semana. Para o preenchimento das vagas, os candidatos passarão por teste no período de 11 a 15 de agosto. Conforme disse, na oportunidade, serão analisados desempenhos ligados às seguintes práticas: "leitura de texto dramático; exercício prático; conversação e interação em grupo".

Vanessa Souza tem formação de atriz pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac), tendo participado de diversas oficinas na região e na Capital do Estado. Participou de projetos do cubatense Teatro do Kaos, um dos mais atuantes grupos de teatro da Baixada. Foram as montagens de que tomou parte: O Guarani; Sonhos de uma Noite de Verão; Romeu e Julieta; e Boca de Ouro. Fora do Kaos, dirigiu e atuou em Tito & Clara - O Musical.  

Documentos - Na inscrição, o candidato deverá apresentar cédula de identidade ou certidão de nascimento. Se criança ou adolescente, deverá comparecer com um responsável, que também deverá exibir a respectiva identidade. Os interessados na faixa etária de 18 a 59 anos poderão inscrever-se para lista de espera, e havendo vagas remanescentes poderão preenchê-las, de acordo com a professora.

Texto: Maria Cecilia de Souza Rodrigues - MTb 16.561
Secretaria de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário