sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Prefeitura e Sabesp definem regras para novas obras na cidade

08/08/2014
Prefeitura e Sabesp definem regras para novas obras na Cidade

A partir de agora, empresa repavimentará integralmente as vias afetadas pela expansão da rede coletora de esgoto

Representantes da Prefeitura de Cubatão se reuniram na tarde desta quinta-feira (7/08) com responsáveis técnicos da Sabesp, para, em conjunto, traçar estratégias para novas obras que a empresa estadual de saneamento executará no Município. O objetivo do encontro foi definir regras que minimizem o impacto das intervenções nas vias públicas e assegurar que a pavimentação danificada seja recomposta rapidamente e com qualidade.

Na reunião, conduzida pelo secretário de Governo, Fabio Inácio, ficou acertado que, a partir das próximas intervenções, as vias onde ocorrerem novas obras de expansão da rede coletora de esgotos não sofrerão apenas reparos nos trechos afetados, mas serão totalmente repavimentadas. Além disso, será previamente definido o perímetro da área de ação das contratadas da Sabesp. Isso equivale a dizer que as empreiteiras terão uma extensão limitada para escavar, só podendo avançar na abertura de novas valas depois de recompor o trecho anteriormente aberto. Sabesp e Prefeitura farão a fiscalização conjunta do andamento das obras.

Tais medidas já constam dos novos contratos assinados pela Sabesp e que apenas aguardam liberação da Prefeitura para que tenham início, conforme explicou o superintendente regional da Sabesp, João Cesar Queiroz Prado. Conforme ele nadmitiu, a empresa reconhece os inconvenientes que causou à Cidade nas intervenções anteriores, sobretudo nas obras do Programa Onda Limpa - que, além do impacto sobre o trânsito de veículos, deixou um saldo negativo de inúmeras vias esburacadas, afundamento de pistas em decorrência de reparos mal executados na recomposição e, ainda, a rede de captação de águas pluviais assoreada por conta do descarte irregular dos detritos das obras.

Os contratos dos novos empreendimentos que aguardam liberação por parte da Prefeitura destinam um terço do valor da obra para repavimentação integral de todas as vias em que a empresa atuar.

Passivo Onda Limpa - Porém, a melhor notícia foi o compromisso assumido pela Sabesp de reparar todas as vias prejudicadas pelo Programa Onda Limpa. Para tanto, uma nova concorrência pública já foi finalizada e, no contrato, consta a execução de obras de pavimentação em todos os logradouros já afetados pelo programa.
Diante disso, Sabesp e Prefeitura voltam a se reunir na próxima semana para tratar de questões legais, de forma a agilizar a liberação dos alvarás que possibilitarão o inicio das obras.


Texto: Jorge Ramos - MTb. 27.426
Secretaria de Obras, Secretaria Municipal de Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário