segunda-feira, 25 de junho de 2012

Capoeira Inclusiva em Cubatão - Educação com Inclusão

Todos ganham nota 10 no 1º Festival da Igualdade de Capoeira Inclusiva

Evento reuniu 150 alunos com deficiência da UME Princesa Isabel e do Centro Multidisciplinar
Participação de alunos cadeirantes


 O 1º Festival da Igualdade de Capoeira Inclusiva vai ficar marcado na memória dos 150 alunos com deficiência do Centro Multidisciplinar e da UME Princesa Isabel. Superando suas próprias barreiras, eles jogaram capoeira e ganharam nota 10 dos jurados por suas performances.

Realizado na tarde de sexta-feira, dia 22, na quadra de esportes da UME Princesa Isabel, o festival é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo capoeirista voluntário, David Cícero Rosa Francisco, o contramestre Liminha, com os alunos com deficiência das duas unidades de ensino.

"Toda semana, David usa suas horas de folga para ensinar capoeira a esses meninos e meninas, homens e mulheres, que precisam transpor barreiras corporais e pessoais para fazer os movimentos próprios da modalidade", explica Waldísia Rodrigues de Lima, chefe do Serviço de Educação Especial (SEE), da Seduc. Segundo ela, "as aulas de capoeira são um momento de alegria para os alunos porque o David faz seu trabalho com amor, dignidade e respeito", elogia.

França- O evento teve a participação internacional de dois capoeiristas franceses que vieram a Cubatão conhecer novas práticas da modalidade. "Nunca tinha visto pessoas com deficiência jogando capoeira. Eles deram o máximo de si. Pode ser pouco para nós, mas para eles são muitas as dificuldades a serem superadas", disse admirado Raphael James, do Grupo Capoeira Antiga Meninos Guerreiros, da cidade de Clermont Ferrand, localizada no centro da França.

Acompanhado da esposa, a também capoeirista Hayet Mokhtari, Raphael James contou que vem todos os anos ao Brasil para se aprimorar na prática da capoeira. Em Cubatão, em sua segunda visita, James foi recebido pelo mestre Cabrito, do Grupo de Capoeira Brasil Suíça de Cubatão, que sempre participa das atividades do contramestre Liminha.

O festival foi prestigiado por capoeiristas dos grupos Nova Era e Brasil Suíça, ambos de Cubatão, pelo secretário municipal de Educação, Luiz Costa Júnior, pelas diretoras das escolas envolvidas e ainda por familiares dos alunos.
Convidados da França participaram do evento





Fotos: Carlos Felipe
Cecília Beu
MTb 22.332

Nenhum comentário:

Postar um comentário