sexta-feira, 6 de julho de 2012

Dicas e regras do uso da Internet nas eleições 2012

Opinião do blog: Interessante a reportagem do Jornal A Tribuna com dicas para o uso da internet nas eleições, vale a pena conferir.


Eleições 2012
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=156464&idDepartamento=8&idCategoria=0

Cuidado com a internet:10 mandamentos para uso da web até novembro


De A Tribuna On-line

Esta sexta-feira, marca a largada oficial para as campanhas eleitorais em todo o Brasil. Candidatos a prefeito e vereador das 5.565 cidades brasileiras agora já podem pedir votos. É evidente a importância da internet nas eleições brasileiras. E com a ascensão da banda larga, cada vez mais a população utiliza as ferramentas da web para definir seu voto. O debate será quente nas redes sociais e tanto candidatos quanto eleitores devem manter o bom senso e a educação, fazendo deste momento um período de debate saudável e produtivo.

O estrategista de marketing digital Gabriel Rossi indica 10 mandamentos para o uso da web até novembro.

1. Pense antes de escrever: redes sociais estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e temos um impulso de compartilhar os momentos de frustração ou indignação. Mas é importante pensar antes de postar qualquer coisa. Evite usar as redes sociais no “calor da emoção”, pois pode se arrepender depois. Leve sempre em consideração que as outras pessoas podem não entender o contexto da mensagem.

2. Respeito é essencial: eleição é uma época de troca de denúncias, muitas vezes infundadas. Não são poucos os casos de comentários de mau gosto que geram uma repercussão negativa e até processo judicial. Respeite opiniões, credo, filosofia, raça e todos os tipos de diferenças, debatendo de forma saudável e dentro de limites aceitáveis e, claro, não discriminatórios.

3. Cuidado com fotos e vídeos: todos querem compartilhar imagens de determinados momentos, mas tome cuidado para não colocar algo que seja constrangedor ou possa “queimar” sua imagem. Lembre-se também de respeitar as outras pessoas nas imagens ou vídeos e, principalmente, com o recurso de tagueamento, para não comprometer ninguém.

4. Veiculação de banners: os sites de pessoas jurídicas não podem ostentar banners, seja por meio de propaganda paga ou gratuita. Violação da regra resulta em multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

5. Cuidado com o que compartilha e com quem: pense em quem irá ler as suas mensagens. Algumas redes, como o Facebook e a sua concorrente Google+, permitem controlar a privacidade das postagens e separar quais pessoas ou grupo de contatos podem ou não ver seu status. Já no Twitter, por exemplo, todos os seus seguidores podem ler o que se compartilha.

6. Cuidado com spams e armadilhas nas redes: o período de eleição aumenta o número de spams. Os desavisados acabam acessando e, muitas vezes, infectando suas máquinas. Também é cada vez mais comum a disseminação de aplicativos e links maliciosos no Facebook, como os que prometem mostrar quem viu seu perfil, além de pessoas desconhecidas que adicionam só para fazer propaganda.

7. Verifique políticas de privacidade: lembre-se que está proibida a venda de cadastro. Analise cuidadosamente se é conveniente fornecer seu endereço de e-mail ou qualquer outra informação confidencial solicitada por um candidato ou partido.

8. Doações só em sites seguros: se você resolver doar dinheiro para alguma campanha, via web, faça nos sites do seu candidato ou do partido. Não acredite em e-mails que pedem depósitos diretamente em contas bancárias. Se o candidato pede sua doação, você será encaminhado para o site dele ou do partido dele. Verifique se realmente é o original.

9. Separe o que é corporativo do pessoal: se você administra o seu perfil para assuntos profissionais ou possui um perfil específico para isso, o cuidado deve ser redobrado. A página profissional só deve emitir opinião política se assim for deliberado pela direção da empresa.

10. Jamais passe a senha para alguém: as senhas nas redes sociais são como as senhas bancárias. Devem ser sigilosas. Entre outas “dores de cabeça”, alguém pode pegar a senha para postar pela pessoa, o que pode complicar sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário