sábado, 30 de junho de 2012

29/06/2012 07h00 - Atualizado em 29/06/2012 07h33

Contra imagem do passado, Cubatão
investe em turismo industrial


Cidade chegou a ser considerada a mais poluída do mundo pela ONU.
Após R$ 2 bilhões em investimentos, município virou exemplo ambiental.

Anna Gabriela RibeiroDo G1 Santos
Alunos do curso de Operação de Processos Químicos visitam indústria em Cubatão, SP. (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Alunos do curso de Operação de Processos Químicos visitam indústria (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)

















Considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a cidade mais poluída do plane-
ta em meados da década de 1980, Cubatão mudou. A cidade do litoral de São Paulo passou a ter leis que regulamentam a situação ambiental e, com investimentos que ultrapassam a casa dos R$ 2 bilhões, tornou-se um exemplo positivo de crescimento sustentável. Os esforços fizeram com que Cubatão ganhasse o selo verde da ONU, que representa que a cidade virou referência mundial em recuperação ambiental. Para provar isso, as indústrias da cidade têm investido no chamado turismo industrial, que tem como objetivo levar a população para dentro das fábricas por meio de passeios monitorados.
Para compensar as emissões de poluentes, muitas empresas buscam o equilíbrio. Teodoro Pavão, gerente de saúde, segurança e meio ambiente da Carbocloro, a maior fábrica de cloro do país, garante que a área verde da empresa é sete vezes maior do que o parque industrial. "As pessoas se surpreendem quando entram aqui e vêem que uma indústria química tem animais silvestres. Se surpreendem mais ainda quando encontram uma lagoa tombada pelo Ibama, que possui o título de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN)", afirma Teodoro.
Visitantes conhecem a sala de controle central de indústria em Cubatão, SP (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Visitantes conhecem a sala de controle central de
indústria (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
O gerente explica que a empresa resolveu abrir as portas para a sociedade para tentar ajudar a acabar com a fama de que Cubatão ainda é a cidade mais poluída do mundo, além de mostrar que uma indústria química pode contribuir com o meio ambiente. "Temos uma estrutura que recebe a qualquer momento, a qualquer hora do dia, pessoas de qualquer cidade, de qualquer país", explica.
Segundo o secretário de turismo de Cubatão, Welington Ribeiro Borges, a iniciativa nasceu como uma forma de mostrar as ações que são feitas para garantir a recuperação ambiental do município, provando que é possível unir desenvolvimento e preservação. "O principal atrativo são as indústrias de grande porte, que permitem ao visitante acompanhar o processo de produção e as medidas de proteção ao meio-ambiente", explica o secretário.
De acordo com o secretário de turismo, o objetivo principal do passeio industrial é mostrar que, hoje, os controles ambientais são mais rígidos, e o que um dia foi causa de destruição, passou a ser instrumento de recuperação. "A aproximação das pessoas com as indústrias faz com que aumente a conscientização da importância das atitudes de cada um para viver de maneira sutentável", conta.
Visitantes aprovam
O tempo de visitação varia de empresa para empresa mas, em média, o passeio dura cerca de duas horas. A estudante Célia Antunes de Souza é uma das pessoas que se interessou pelo turismo industrial e foi conhecer uma das fábricas. "Estou surpresa. Imaginava tudo cinza e com estrutura perigosa, mas vejo que é possível manter uma fábrica sem destruir o meio ambiente", conta.
Em um dos pontos altos do passeio dentro da Carbocloro, os visitantes se encantam com um aquário com peixes ornamentais que servem de "termômetro" para atestar a qualidade da água que chega até o rio Cubatão. Selma Miranda, empresária de Santo André, descobriu as visitas pela internet e resolveu conferir de perto. "Apesar de não ter nenhuma ligação com o meu ambiente de trabalho, eu viajei de Santo André para Cubatão só para fazer esse passeio industrial. Achei muito curioso. Ativou o meu interesse", explica.
Serviço
Os interessados em visitar as fábricas precisam agendar uma visita. Informações podem ser obtidas com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) pelo telefone (13) 3361-6622.

Nenhum comentário:

Postar um comentário