terça-feira, 23 de julho de 2013

Oportunidade para jovens - Cursos gratuitos -Prefeitura de Cubatão

Projeto Juventude e Trabalho continua com inscrições abertas

Os participantes terão aulas de qualificação profissional e de inserção no mercado de trabalho
 
Continuam abertas as inscrições para o preenchimentos das últimas vagas para quem quer participar do projeto Juventude e Trabalho - Escola Cidade Sustentável, que agora está em seu segundo ciclo. A atividade é desenvolvida pela Agenda Pública com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e apoio das secretarias de Assistência Social, por meio do Departamento de Políticas Públicas para a Juventude, e de Educação de Cubatão.

O projeto combina qualificação profissional e ampliação de redes de sociabilidade profissional para jovens de 18 a 29 anos, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade social. Ao mesmo tempo, procura estimular o diálogo entre o poder público e os atores sociais sobre políticas públicas de emprego e renda para a juventude.

As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada. Os interessados podem se inscrever no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) das 13 às 17 horas.

O curso - Os alunos participantes terão aulas de cultura geral, mundo do trabalho e mundo digital. Todas as aulas foram elaboradas com o objetivo de que os jovens se apropriem de ferramentas que os ajudarão a enfrentar os desafios do mundo profissional.

Outro eixo do Juventude e Trabalho é a mentoria, que é uma espécie de tutoria em que uma pessoa mais experiente orienta os jovens, em questões que vão desde o âmbito pessoal até o profissional.

A mentoria busca proporcionar uma ampliação das redes de sociabilidade dos jovens, inserindo-os em redes das quais fazem parte tanto os educadores quanto os parceiros do projeto.

Resultados anteriores - O projeto Juventude e Trabalho é desenvolvido em Santos e Cubatão desde 2011. Alguns levantamentos mostraram que nos primeiros anos do projeto, dos jovens que tiveram frequência superior a 70% às aulas, 80% começaram a trabalhar no decorrer do curso.
 
Sobre a Agenda Pública - Agência de Análise e Cooperação em Políticas Públicas -Agenda Pública é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada com o intuito de aprimorar a gestão pública, a governança democrática e incentivar a participação social. 

Fonte: Agenda Pública
Secom
Secretaria de Assistência Social

Pronatec vagas para cursos gratuitos em Cubatão.


Pronatec continua com vagas para cursos de qualificação profissional

São 10 cursos que terão início em agosto e outubro
 
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estará com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional. As vagas são oferecidas pelo Governo Federal e os cursos têm duração de 160 horas. As aulas são de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e da tarde, dependendo do curso escolhido.
 
Na cidade de Cubatão existem vagas para 10 cursos, que terão início em agosto e outubro. Os cursos oferecidos são Ajustador Mecânico, Auxiliar Administrativo, Desenhista Mecânico, Lubrificador Industrial, Mecânico de Manutenção em Bombas Hidráulicas, Montador de Paíneis Elétricos, Operador de Computador, Operador de Empilhadeira, Pedreiro de Revestimento em Argamassa e Torneiro Mecânico.
 
As inscrições devem ser feitas 10 dias antes do início de cada turma pelo site: http://pronatec.mec.gov.br. As aulas serão ministradas no SENAI (Praça da Bíblia, 01, Centro - Cubatão).
 
Veja a relação completa dos cursos e as datas de início na aba "Fique Sabendo", no Portal da Prefeitura - www.cubatao.sp.gov.br
Mais informações pelos telefones: 3362-5900 (SENAI), 3362-2257 CREAS/SEMAS, 3362-6243 SEDUC/SEJA.
 
2013-07-11- Inscrições Pronatec
Texto: Christiane Castanheira - MTb 69.685 DRT-SP

Debate Regional em Cubatão sobre o Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Coordenador de formação docente do MEC esclarece dúvidas sobre o PNAIC

Professor Adail Santos esteve em Cubatão para participar do debate regional promovido pela Seduc
 

     O coordenador de formação docente do Ministério da Educação (MEC), professor Adail Santos, participou do I Debate Regional do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), promovido na manhã desta terça-feira, dia 23, pelo Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Adail Santos esclareceu dúvidas dos coordenadores e orientadores de estudos do PNAIC que prestigiaram o evento.

O encontro foi realizado no anfiteatro da Câmara Municipal e reuniu representantes da área de educação de cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Em sua fala, Santos lembrou a importância da adesão ao Pacto, que tem por objetivo alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e Matemática até os 8 anos de idade e até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. "O tempo é inimigo da aprendizagem e por isso é importante que no ciclo de alfabetização as crianças sejam realmente alfabetizadas", destacou.

Segundo ele, os 27 estados da federação aderiram ao PNAIC, assim como 5.421 municípios brasileiros. Com essa adesão, 302.509 professores alfabetizadores de todo o País estão inscritos nas formações previstas no Pacto.
Para o coordenador, a formação dos docentes deve ter como foco as práticas pedagógicas em sala de aula e estar apoiado nos direitos de aprendizagem das crianças em cada etapa de seu desenvolvimento. As universidades públicas são responsáveis por esta formação, que são destinadas àqueles que atuam nas classes de 1º a 3º anos do Ensino Fundamental.

Problemas - Um dos pontos levantados pelos participantes foi a necessidade de uma adequação das formações com o trabalho realizado pelos professores alfabetizadores. Segundo eles, muitas vezes, a teoria dos formadores acadêmicos, provenientes das universidades, não se aproximam da realidade da sala de aula, tornando a formação inadequada.

Adail Santos disse que "dessa forma, não se caminha. É preciso promover um diálogo entre a universidade e os formadores municipais para resolver essa questão. A formação tem que ser apropriada à sala de aula e aqueles formadores que não estiverem adequados a este perfil deverão ser substituídos", explicou.

Santos também tirou dúvidas dos participantes em questões ligadas ao cadastramento dos professores alfabetizadores no Sispacto (sistema informatizado de controle do PNAIC) e ainda esclareceu sobre atrasos nas entregas dos materiais de apoio dos professores e alunos, entre outros assuntos.

Cubatão - O secretário de Educação, Fábio Oliveira Inácio, lembrou os avanços e desafios da rede municipal de ensino de Cubatão desde a elaboração do Plano de Atenção à Educação (PAE), em 2009, e da implantação do Ciclo de Alfabetização, em 2010. "O ciclo foi criado por lei para que suas ações permaneçam mesmo quando houver a mudança de governo", lembrou, destacando que uma das conquistas do ciclo foi o estabelecimento do limite de 25 alunos por sala de aula.

Presenças - O debate regional teve a participação da professora Leonora Pilon Quintas, coordenadora municipal do PNAIC; da diretora do Departamento de Educação, Simone Eleno Oliveira Loureiro; de coordenadores e orientadores de estudos das cidades de Santos, São Vicente, Bertioga, Cubatão, Cananeia, Itariri, Iguape, Cajati, Mongaguá e Guarujá.


20130723-SEDUC-debate regional Cubatao PNAIC-CB
Texto: Cecília Beu - MTb 22.332
Secretaria de Educação