quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Fábrica da Comunidade oferece 938 vagas para cursos gratuitos

Fábrica da Comunidade oferece 938 vagas para cursos gratuitos

Inscrições vão de 30 de setembro a 4 de outubro


Estarão abertas de 30 de setembro a 4 de outubro as inscrições para as capacitações - todas inteiramente gratuitas - oferecidas pela Fábrica da Comunidade, unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). São 938 vagas, entre cursos de qualificação profissional e para desenvolver atividades geradoras de renda.

Os treinamentos ocorrerão na sede da Fábrica (Av. Nove de Abril, 1775, Centro, telefones (13) 3375-2715 e (13) 3372-9468) e/ou em entidades parceiras e equipamentos localizados nos bairros do Município - nestes dois últimos casos, para facilitar o acesso a quem mora longe do Centro. A condução dos cursos fica a cargo da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf).

Os de qualificação profissional têm cada um 140 horas-aula e ocorrerão de segunda a sexta-feira, na Fábrica, onde deverão ser feitas as inscrições. Serão oferecidos os treinamentos para formação de eletricista instalador residencial e predial; de profissional apto ao corte e costura, e ainda para exercer rotinas administrativas e contábeis (todos esses nos períodos da manhã, tarde e noite, sempre a escolher).

Para tornar-se controlador de pátio, o aluno terá aulas das 8h30 às 12h. O intervalo das 14 às 17h30 ficou reservado para quem quer trabalhar como auxiliar de logística, ou como inspetor de medição. Ocorrerão também de segunda a sexta-feira, com idêntica carga horária, e no mesmo local, mas no período das 19 às 22h30, os cursos de gestão portuária; departamento de pessoal, metalurgia e siderurgia, e caldeiraria.

Geração de renda - Os cursos para desenvolvimento de atividades geradoras de renda têm duração de 62 horas, ocorrendo, conforme o caso, duas ou três vezes por semana e, ainda, em períodos diferentes. São os treinamentos em higiene e beleza a serem ministrados na sede da Fábrica da Comunidade: manicure e pedicure; corte e escova; unha decorada; maquiagem e sobrancelha. Ainda no mesmo local, haverá cursos de artesanato: biscuit; patchwork e a partir do uso do material sintético EVA, os emborrachados. Outra opção é de salgados e bolos para festas.

No interior do projeto Fábrica da Comunidade Perto de Você, são vários os locais que oferecerão cursos para garantir meios de geração de renda. As inscrições deverão ser efetuadas nos próprios espaços em que os treinamentos serão ministrados. São eles: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Real, na Rua Acácia dos Santos Pereira, 45, com Gilda, telefone (13) 3361-9879; CRAS da Ilha Caraguatá, na Rua José de Castro s/ nº, com Erenita, telefone (13) 3364-4212; CRAS da Vila Natal, na Rua dos Cravos, 339, telefone (13) 3372-1654; e Centro de Referência da Mulher, na Rua Salgado Filho, 227, Jardim Costa e Silva, com Inês, telefone (13) 3372-1448.

Requisitos e documentos - Para se inscrever nos cursos de qualificação profissional, é necessário ter idade mínima de 16 anos e apresentar comprovante de escolaridade de Ensino Fundamental (histórico ou declaração escolar) e de residência, mais cópia xerox de Cédula de Identidade e uma foto 3 x 4. Os mesmos requisitos são válidos para os cursos de geração de renda (higiene e beleza, artesanato e culinária). Neste caso a idade mínima é 14 anos, e o interessado fica isento de comprovar escolaridade.

Terceira idade - As duas unidades de Centro de Referência do Idoso (Conviver) também oferecerão cursos. O do Casqueiro fica na Rua Maria Cristina 471, telefone (13) 3364-2335, e o Antônia Bonfim de Aquino fica na Rua Dr. Fernando Costa, 181, Vila Paulista, telefone (13) 3372-4836.

Confira a programação completa
Texto: Maria Cecilia de Souza Rodrigues - MTb 16.561
Secretaria de Assistência Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário