sexta-feira, 27 de julho de 2012

História do Cinema em Cubatão.

Opinião do Blog: Muito interessante a matéria da jornalista Ana Lúcia Borges da Prefeitura Municipal de Cubatão, que conta a história do cinema na cidade de Cubatão. A partir do dia 26 de julho a cidade de Cubatão voltou a contar com duas salas de cinema, graças ao empenho da atual prefeita Marcia Rosa que vem transformando a cidade de Cubatão, hoje, temos um belo Parque, um dos mais bonitos da região com atrações como teleférico, arborismo, playgrounds, quadras esportivas e cinema, atendendo a reivindicação da população por mais lazer.

Cinema em Cubatão: uma história quase centenária

(matéria do site da Prefeitura Municipal de Cubatão)


Cubatão abre seu décimo terceiro cinema nesta-feira, 27, no Novo Anilinas
 
Com a inauguração das salas de cinema do Novo Anilinas nesta sexta-feira (27), a história do cinema em Cubatão, que teve início no século XX, ganhou mais um capítulo. E é uma história quase centenária. Pesquisas realizadas pelos cubatenses Arlindo Ferreira, Ayres Coutinho e Mário Canelas revelam que o Município abrigou 12 salas de cinema, sendo que a maioria delas localizava-se na Avenida Nove de Abril, região central da Cidade. O primeiro espaço funcionava em um barracão no areião, onde hoje é a Avenida Nove de Abril, segundo o memorialista Ayres Coutinho. O local construído em pedra e zinco, recebeu o nome de Cine Zinco e funcionou até 1915.
 
Em 1925, a segunda sala de cinema foi aberta. De propriedade de Manoel Picado, feita em tijolo e madeira, o local foi o endereço do Cine Picado, que funcionou durante dois anos. Já em 1927, a terceira sala de cinema foi inaugurada. O Cine Miramonte, assim batizado, funcionou durante dez anos, onde depois seria construído o prédio que abrigou a antiga Sociedade de Socorro Mútuo e a primeira Prefeitura da Cidade.
 
Em 1931, mais um cinema foi instalado na Cidade. O Cine Cubatão, que funcionou durante anos no centro da Cidade. O bairro da Fabril teve também, ainda que por pouco tempo, uma sala de cinema, o Cine Fubá. Em 1942, foi inaugurado o Cine Luz, instalado no número 96 da Avenida Nove de Abril, o espaço contava com 300 lugares e funcionou até 1953, quando depois de um incêndio, o cinema foi desativado.
 
O bairro da Fabril ganhou novamente uma sala de cinema, inaugurada em 1956, pelo cubatense José Ferreira Machado. O local recebeu o nome de Cine Zeca Machado. Alguns bairros da cidade também abrigaram salas de cinema. O Cine Santa Rosa, prédio construído por Francisco Cunha, o Cine São Francisco, Cine Veleiro (Jardim Casqueiro). E na década de 70, foi inaugurado na cidade o Cine Castro, no edifício Castro, o prédio mais alto da Cidade, com 10 andares e 80 apartamentos, que abrigou no piso térreo a sala de cinema. Já em 2000 foi inaugurado o Cine Millennium, que funcionou por cerca de um ano na Rua Manoel Jorge, no Centro.
 
Retomada - Desde então foram aproximadamente dez anos sem cinema em Cubatão. Mas essa realidade mudou, com a construção do Novo Anilinas, que conta com espaço de esportes, com quadras, academia ao ar livre para a terceira idade, circuito de skate, arvorismo e tirolesa, teleférico, salão de jogos e playground. O espaço ganhou um Centro Multimídia, que abriga um teatro com capacidade para 350 pessoas, oito salas de artes e duas salas de cinema com 200 lugares cada uma.
 
As salas de cinema contam com revestimento térmico, acústico, móveis e todos os equipamentos específicos como iluminação teatral e ciclorama. Com a inauguração do Cine Roxy 3 - Novo Anilinas, Cubatão volta a fazer parte do circuito da sétima arte na Baixada Santista.
 
20120726- Cubatão abre sua 13ª sala de cinema - ALSB
Com informações do documentário "A História do Cinema em Cubatão" e do idealizador do vídeo Ayres de Araújo Coutinho.
Ana Lúcia da Silva Borges
Mtb 59.539/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário