segunda-feira, 23 de julho de 2012

Programa de Alfabetização de Cubatão será adotado pelo MEC - Notícia do Jornal A Tribuna

Equipe do Blog: O professor Fábio Inácio tem muito orgulho de ter participado desse processo, parabéns a toda equipe da SEDUC e professores da Rede Municipal de Ensino de Cubatão, o reconhecimento pelo Ministério da Educação do trabalho desenvolvido na cidade.
Na terça-feira a cidade recebe a visita do MEC para conhecer o trabalho desenvolvido no Ciclo da Infância com alfabetização.
 
 
Confira a notícia do Blog
 
Sábado, 21 de julho de 2012 - 22h31


Educação

Programa de alfabetização de Cubatão será adotado pelo MEC


Da Redação

O programa de alfabetização instituído pela Prefeitura de Cubatão há três anos para alunos do Ensino Fundamental vai ganhar o País. Ele será usado como modelo para todos os municípios brasileiros incluídos no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), lançado na última terça-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e ao qual a Prefeitura já aderiu.

O PNAIC é um programa integrado que tem como objetivo a alfabetização, em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras.

Na próxima terça-feira, o MEC fará uma consulta técnica na Secretaria Municipal de Educação. Para isso, virá à Cidade a coordenadora do Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Ela se reunirá com professores de toda a rede de ensino municipal.

Créditos: Raimundo Rosa
Programa, aplicado até o 3º do Ensino Fundamental, integra as disciplinas de Português e Matemática

    Nesse dia e também na quarta-feira de manhã, os professores locais farão, com a representante do MEC, avaliações do material produzido pelo PNAIC.

    "Como estamos há três anos com o material pronto, nossos técnicos têm todas as condições de avaliar o que foi feito pelo MEC e propor modificações ou aperfeiçoamentos”, explica Leonora Pilon Quintas, professora-chefe do Ensino Fundamental e Médio da Seduc, que coordena a organização do encontro juntamente com a coordenadora pedagógica Simone Pereira.

    O programa de alfabetização cubatense contém, entre outros itens, ensinamentos sobre expectativas de aprendizagem e formação de mediação”.

    O material contido nesta publicação diz o que o aluno tem de aprender na fase de alfabetização, de maneira a que reúna melhores condições para cursar o ensino médio e, em consequência, cursos superiores, esclarece a professora Leonora Pilon.

    Cubatão é a única cidade da Baixada Santista e uma das poucas do Brasil escolhidas como parâmetro pelo MEC para influir tecnicamente no processo nacional de alfabetização. A escolha, conforme Leonora Pilon, decorre da constante avaliação feita pelo Governo Federal dos níveis de ensino em todas as cidades do País.

    “Essa escolha significa que, em Cubatão, estamos no caminho certo no que se refere à alfabetização no Ensino Fundamental”, disse ela.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário