Representante do MEC ouve opinião de professores de Cubatão sobre documento que irá compor o PNAIC
Consulta técnica foi realizada nesta terça-feira, dia 24, com 15 professores do Ciclo de Alfabetização, e continua quarta
A fim de analisar o documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre os direitos de aprendizagem dos estudantes em fase de alfabetização, um grupo de 15 professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Cubatão reuniu-se na tarde desta terça-feira, dia 24, com a assessora técnica do Ensino Fundamental do MEC, Aricélia Ribeiro do Nascimento.
Durante o encontro, realizado no miniauditório do Paço Municipal, os educadores opinaram sobre o documento preliminar que irá compor o recém-lançado Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que deverá ser implantado nas escolas públicas brasileiras a partir de 2013. Na manhã desta quarta-feira, dia 25, outro grupo de 15 professores cubatenses estará reunido com a assessora do MEC para finalizar a análise na Cidade.
"Estamos realizando consultas técnicas para análise desse documento porque temos a preocupação de criar um texto que seja legitimado pelos professores que atuam de fato na área de alfabetização", explica Aricélia. Segundo ela, outras nove reuniões técnicas como essa estão sendo realizadas com educadores de redes municipais e estaduais do Brasil. Cubatão é a única cidade do Estado a ser consultada.
O documento em discussão foi elaborado pelo Grupo do Centro de Estudos e Linguagens da Universidade Federal de Pernambuco e com representantes de outras 14 universidades federais do País, além de sete especialistas na área de alfabetização de diferentes estados brasileiros.
Após as discussões propostas nestas 10 reuniões técnicas, o documento será analisado durante o Encontro do Grupo de Trabalho Fundamental Brasil, a ser realizado em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto. Na pauta do encontro serão discutidas questões sobre o currículo de alfabetização e os direitos de aprendizagem das crianças do Ciclo de Alfabetização.
"Em setembro, o documento, contendo a voz dos professores alfabetizadores, deverá ser encaminhado ao Conselho Nacional de Educação (CNE), onde será analisado e expedido parecer sobre seu teor", explica a assessora do MEC. Segundo ela, após a consulta ao CNE, o MEC promoverá uma consulta pública nacional para definir o documento final dos direitos de aprendizagem para o ciclo.
Cubatão - Antes da reunião com os professores, no período da manhã, a professora Aricélia reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para fazer suas considerações sobre a proposta do Ciclo de Alfabetização implantada na rede municipal de Cubatão em 2010. A professora Leonora Pilon Quintas, chefe do Serviço de Ensino Fundamental e Médio, da Seduc, fez uma breve retrospectiva da implantação do Ciclo de Alfabetização, apontando as conquistas e as dificuldades encontradas nesse período.
Dentre outros aspectos, Leonora falou sobre os investimentos da Seduc para estruturar as escolas e os educadores para atender ao Ciclo de Alfabetização. Abordou ainda as formações em serviço disponibilizadas aos professores, a regulamentação para legitimar o Ciclo de Alfabetização, a criação de uma nova matriz curricular e os resultados até agora alcançados.
A assessora do MEC elogiou a iniciativa de Cubatão e apontou aspectos da proposta que devem ser analisados pelo grupo de professores envolvido na implantação do Ciclo de Alfabetização. "Esse exercício que Cubatão está fazendo, investindo na formação dos professores, na estruturação das escolas e na gestão faz uma diferença absurda na implantação de uma política pública desse porte", destacou.
Fotos: Henrique Ramos
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20120724-SEDUC-MEC reunião técnica ciclo-CB
A fim de analisar o documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre os direitos de aprendizagem dos estudantes em fase de alfabetização, um grupo de 15 professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Cubatão reuniu-se na tarde desta terça-feira, dia 24, com a assessora técnica do Ensino Fundamental do MEC, Aricélia Ribeiro do Nascimento.
Durante o encontro, realizado no miniauditório do Paço Municipal, os educadores opinaram sobre o documento preliminar que irá compor o recém-lançado Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que deverá ser implantado nas escolas públicas brasileiras a partir de 2013. Na manhã desta quarta-feira, dia 25, outro grupo de 15 professores cubatenses estará reunido com a assessora do MEC para finalizar a análise na Cidade.
"Estamos realizando consultas técnicas para análise desse documento porque temos a preocupação de criar um texto que seja legitimado pelos professores que atuam de fato na área de alfabetização", explica Aricélia. Segundo ela, outras nove reuniões técnicas como essa estão sendo realizadas com educadores de redes municipais e estaduais do Brasil. Cubatão é a única cidade do Estado a ser consultada.
O documento em discussão foi elaborado pelo Grupo do Centro de Estudos e Linguagens da Universidade Federal de Pernambuco e com representantes de outras 14 universidades federais do País, além de sete especialistas na área de alfabetização de diferentes estados brasileiros.
Após as discussões propostas nestas 10 reuniões técnicas, o documento será analisado durante o Encontro do Grupo de Trabalho Fundamental Brasil, a ser realizado em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto. Na pauta do encontro serão discutidas questões sobre o currículo de alfabetização e os direitos de aprendizagem das crianças do Ciclo de Alfabetização.
"Em setembro, o documento, contendo a voz dos professores alfabetizadores, deverá ser encaminhado ao Conselho Nacional de Educação (CNE), onde será analisado e expedido parecer sobre seu teor", explica a assessora do MEC. Segundo ela, após a consulta ao CNE, o MEC promoverá uma consulta pública nacional para definir o documento final dos direitos de aprendizagem para o ciclo.
Cubatão - Antes da reunião com os professores, no período da manhã, a professora Aricélia reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para fazer suas considerações sobre a proposta do Ciclo de Alfabetização implantada na rede municipal de Cubatão em 2010. A professora Leonora Pilon Quintas, chefe do Serviço de Ensino Fundamental e Médio, da Seduc, fez uma breve retrospectiva da implantação do Ciclo de Alfabetização, apontando as conquistas e as dificuldades encontradas nesse período.
Dentre outros aspectos, Leonora falou sobre os investimentos da Seduc para estruturar as escolas e os educadores para atender ao Ciclo de Alfabetização. Abordou ainda as formações em serviço disponibilizadas aos professores, a regulamentação para legitimar o Ciclo de Alfabetização, a criação de uma nova matriz curricular e os resultados até agora alcançados.
A assessora do MEC elogiou a iniciativa de Cubatão e apontou aspectos da proposta que devem ser analisados pelo grupo de professores envolvido na implantação do Ciclo de Alfabetização. "Esse exercício que Cubatão está fazendo, investindo na formação dos professores, na estruturação das escolas e na gestão faz uma diferença absurda na implantação de uma política pública desse porte", destacou.
Fotos: Henrique Ramos
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