terça-feira, 25 de setembro de 2012

Estudante do ProUni da cidade de Cubatão recebe vários prêmios.

Estudante de Cubatão é premiado no Programa Jovens Embaixadores Ambientais


Gabriel Estevam Domingos ficou entre os oito brasileiros escolhidos
 
Com apenas 24 anos, o jovem estudante cubatense Gabriel Estevam Domingos tem em seu currículo diversas premiações conquistadas através de projetos voltados à sustentabilidade. Cursando o quarto ano de Engenharia Ambiental na Unimonte, ele participou recentemente da 9ª edição do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, promovido mundialmente pela empresa alemã, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Dos mais de 80 projetos inscritos, Gabriel ficou entre os oito brasileiros premiados. Quatro deles foram selecionados para participar de intercâmbio de uma semana em Leverkusen, cidade gerâmica sede da Bayer. E os outros quatro vencedores, incluindo Gabriel, conhecerão Anavilhanas, no Amazonas, um dos principais destinos ecológicos no Brasil, com a oportunidade de estudar a fundo boas práticas na área de sustentabilidade.

Gabriel explica que o processo seletivo foi bem concorrido. "Eram participantes de mais de 20 países, muitos deles já formados e com uma estrutura montada". Para ele, em se tratando do maior prêmio mundial de sustentabilidade, estar entre os oitos escolhidos já é uma grande conquista. "Estou muito feliz. Essa vitória vai agregar experiência, reconhecimento ao meu trabalho e não é só minha, mas de Cubatão, cidade onde moro e desenvolvi meu projeto, e da instituição em que estudo".

Empreendedorismo - A GED Inovação, Engenharia e Tecnologia, empresa de Gabriel, já produz várias novidades, como a Ecotinta, que utiliza resíduos provenientes do tratamento de água para produção de tintas. O estudante também desenvolveu um sistema de tratamento de água; ração para cães e gatos; e um sistema de tratamento de resíduos orgânicos que transforma o lixo em fertilizantes.

Prêmios - Este ano, Gabriel foi o vencedor do Prêmio "Mérito Ambiental de Cubatão", na categoria personalidade, concedido pela Prefeitura de Cubatão. Conquistou ainda, o concurso promovido pela EDP - Energias de Portugal, o maior prêmio de empreendedorismo e invenção do Brasil, que reuniu estudantes de mais de 20 universidades do País. O jovem também participou em junho, da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+ 20. No estande de Cubatão, Gabriel falou sobre a Cidade e as vitórias por ela conquistadas no processo de recuperação do Meio Ambiente.
 
Ana Lúcia da Silva Borges
Mtb 59.539/SP
Secretaria de Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário