segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Nota de falecimento -Faleceu Marcelo Gato ex-deputado.

Nota de falecimento


Da equipe do Blog: Marcelo Gato foi candidato a prefeito em Cubatão no ano de 1985, na redemocratização, após um longo período sem poder escolher o prefeito, Cubatão teve restituída sua autonomia administrativa e Marcelo Gato disputou a eleição pelo PCB e obteve 765 votos. Confira o resultado da eleição e a reportagem sobre a morte de Marcelo Gato publicada pela Tribuna On - Line. Marcelo Gato atualmente estava filiado ao PT de Santos.
 
O velório acontecerá a partir das 19h00 de hoje 26/11/2012 e a cremação será as 15h00 de amanhã 27/11/2012, no Cemitério Memorial de Santos.


Cubatão
Prefeito
Relação oficial dos candidatos que concorreram à eleição. O candidato eleito é o apresentado na primeira linha da tabela, sempre levando em conta a ocorrência de um ou dois turnos.
Candidatos Partido No. de Votos Percentual(*)
JOSE OSVALDO PASSARELLI PFL 10.690 23.63
ARMANDO CAMPINAS REIS JUNIOR PMDB 10.331 22.83
CARLOS FREDERICO SOARES DE CAMPOS PDC 8.765 19.37
DOJIVAL VIEIRA DOS SANTOS PT 7.388 16.33
CLERMONT SILVEIRA CASTOR PDT 3.343 7.39
JOSE EDGARD DA SILVA PTB 2.068 4.57
ALBERTO MARCELO GATO PCB 765 1.69
JOSE DA SILVA SILVEIRA PDS 104 0.23


(*) % de Votos sobre o Comparecimento,

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral - TRE / Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - Seade.

Perda
Morre aos 71 anos Marcelo Gato, referência sindical e política da região

De A Tribuna On-line


Créditos: Reprodução Sindnapi
Gato faleceu na casa onde morava na Capital



Atualizado às 18h10

O corpo do ex-deputado federal Marcelo Gato será velado a partir da noite desta segunda-feira, na Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. Gato morreu nesta madrugada, aos 71 anos, na casa onde morava com a família no Paraíso, Capital.

Após o velório, o corpo de Marcelo Gato, que era diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), será cremado. A cerimônia está marcada para as 15 horas desta terça-feira.

Segundo Nelson Fabiano, que atuou com Gato no período da didatura militar, ambos foram cassados juntos pelo regime, Gato tinha descoberto um câncer no esôfago na semana passada.

Com a notícia da morte do ex-deputado, a sessão da Câmara de Santos deverá ser novamente adiada, como define o regimento interno da Casa. Na quinta-feira passada, as votações já haviam sido suspensas em razão do falecimento do ex-vereador, Manoel Messias.

TrajetóriaMarcelo Gato nasceu em Sertãozinho, no Estado de São Paulo, em janeiro de 1941. Mas foi na Baixada Santista que construiu sua trajetória sindical e política. Em 1963, ingressou na Cosipa, em Cubatão, pois tinha o curso de Química Industrial. Nessa época, filiou-se ao velho Partido Comunista Brasileiro, como militante.

Na Cosipa, trabalhou como técnico e exerceu o cargo de chefe de turno na Aciaria, que é a unidade de produção de aço. Quando veio o Golpe de 64, ele estava mergulhado na militância, no Sindicato dos Metalúrgicos, e sofreu com a intervenção da maioria dos sindicatos da região.

Em 1972, elegeu-se deputado federal com 101 mil votos pelo velho MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Foi um dos seis mais votados do Brasil, naquela época.

No início de 76, foi cassado, perdendo o mandato de presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e de deputado federal. Formado em Direito pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), também fez parte do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Nenhum comentário:

Postar um comentário